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  • QUALITY OF LIFE OF STUDENTS IN POLYTECHNIC HIGHER EDUCATION AT THE SANTAREM AND LEIRIA: THE IMPACT OF COVID 19
    Publication . Figueiredo, Maria do Carmo; Amendoeira, José; Rosa, Marta; Matos, Rui; Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis
    Abstract: Background: The epidemic of COVID-19 caused by the Coronavirus -SARS-CoV-2, was declared by the World Health Organization an International Public Health Emergency. The 2019-2020 coronavirus pandemic has affected educational systems worldwide, leading to the closure of educational institutions. This situation kept students socially distant, with little adaptation time, interfering with their quality of life. Objective: The aim of this study is to evaluate the quality of life of higher education students in the face of the impact of the COVID-19 pandemic. Methods: 775 students were selected by convenience sampling. Study with a quantitative, descriptive, correlational approach. The WHOQOL-bref instrument adapted from WHO was applied. Data analysis was undertaken using the IBM SPSS Statistics for Windows, Version 27.0. Armonk, NY: IBM Corp. Results: Students' self-assessment about Quality of Life is globally superior to the self-assessment with their satisfaction with health, where the female students have lower average values than the male students. The WHOQOL-bref domains referring to Quality of Life with higher values were the Physical and the Environment ones, with the Social Relations and Psychological domains having the lowest values. Conclusion: The development of this study made it possible to achieve the objective set. The domain of social relations has low average values, with students from IPSantarem standing out, with lower self-assessment of QoL in this domain, compared to those from IPLeiria. In the psychological domain, the low average values in both institutes stand out, especially in IPLeiria, where the average is less than 50%, in both genders.
  • Impacto do confinamento decorrente da COVID-19 na Saúde Mental e Bem-Estar Psicológico em estudantes do ensino superior em Santarém e Leiria
    Publication . Silva, Mário Ribeiro da; Gonzaga, Luis; Rosa, Marta; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Amendoeira, José; Matos, Rui
    Introdução: O desenvolvimento global da doença Covid-19 teve um impacto particular no ensino superior. O isolamento social, a restrição da mobilidade e a consequente redução de contactos, trouxe a professores, estudantes e suas famílias situações de stress sem precedentes. A qualidade da adaptação a estas situações, decorrente da singularidade dos recursos de cada um, revela-se determinante na gestão do próprio bem-estar psicológico. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da pandemia Covid 19 na saúde mental e bem-estar psicológico nos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria. Materiais e métodos: Um estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, com 775 estudantes, visando descrever a auto-perceção das dimensões de saúde mental avaliadas pelas Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS; Pais-Ribeiro, Honrado e Leal, 2004) e do Bem-Estar Psicológico através da Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP; Monteiro, Tavares e Pereira, 2012). O tratamento e análise dos dados foram realizados com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial pelo software IBM SPSS Statistics for Windows, Version 27.0. Resultados: A autoavaliação dos estudantes relativamente às dimensões de saúde mental correlaciona negativamente com a autoavaliação das dimensões de bem-estar psicológico. Estudantes com níveis de stress e depressão aumentados, e não tanto de ansiedade, apresentam menor nível de bem-estar psicológico, em particular, nas dimensões de envolvimento social e felicidade. Numa análise quanto ao género, verificamos que as mulheres pontuam de forma significativamente mais elevada o stress, ansiedade e depressão, o que se repercute igualmente na menor valorização do próprio bem-estar psicológico. Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de intervenção com os estudantes centrada no desenvolvimento de mecanismos de coping e de empoderamento que lhes permitam gerir o potencial stressante, decorrente do período de confinamento, imposto pela pandemia COVID 19. Em paralelo, esta maior capacitação constitui-se como promotor de Bem- Estar Psicológico transversal às diversas dimensões da sua vida.