Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Gomes Marques Santos Coelho, Rosa Maria

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Avaliação da biodiversidade em artrópodes em dois campos com diferentes sistemas culturais
    Publication . Santos, Leonardo; Valério, Elsa; Godinho, Maria; Coelho, Rosa
    A biodiversidade dos solos é um fator determinante para a sustentabilidade da agricultura. Os diferentes sistemas culturais (rotação, sucessão ou monocultura) conduzem a diversas respostas na diversidade de organismos. A aplicação de culturas de cobertura tem diversas vantagens como por exemplo o estímulo da vida microbiana, a maior diversidade cultural e a redução da presença de organismos patogénicos e infestantes. Neste trabalho, estudou-se a aplicação de três tipos de culturas de cobertura, biofumigação (nabo forrageiro), azevém (inoculado) e uma consociação (aveia, azevém e outras leguminosas). Na quarta modalidade não foi aplicada qualquer cobertura (testemunha). Foram realizados ensaios em dois campos: Vila Franca de Xira (A), onde a cultura principal foi o tomate em monocultura e Golegã (B), onde se praticou sucessão cultural. Em cada modalidade foram instaladas quatro armadilhas “pitfall” com etilenoglicol. As armadilhas foram protegidas para que a precipitação e a rega não afetassem o conteúdo. Após sete dias foram recolhidas e transportadas para laboratório, onde se separaram os artrópodes em morfotipos. Por fim foram numerados, fotografados e identificados, de acordo com as características taxonómicas. Os resultados mostraram diferenças: as amostras recolhidas no campo A, praticamente não recolheram artrópodes e as amostras do campo B apresentaram alguma diversidade, o que indica a importância da rotação/sucessão de culturas como promotor de biodiversidade.
  • Artrópodes bioindicadores na avaliação da qualidade biológica do solo
    Publication . Duarte, Mário; Valério, Elsa; Godinho, Maria; Coelho, Rosa
    Um solo saudável é um fundamento para a agricultura e um recurso essencial para assegurar as necessidades humanas. É um sistema vivo, cujas funções são reguladas por diversos organismos. Desta forma, a necessidade de avaliar os diferentes aspetos da sua degradação, torna-se uma prioridade, em linha com as exigências traçadas para o século XXI na gestão e sustentabilidade dos sistemas alimentares. Este estudo pretende avaliar o efeito das culturas de cobertura na biodiversidade de artrópodes no solo como técnica melhoradora em sistemas hortícolas intensivos. Foi realizado na campanha de 2022, em dois campos piloto, localizados na Carregueira e na Chamusca, onde se instalou uma mistura de gramíneas com leguminosas como cultura de cobertura, a qual antecedeu uma cultura de tomate para indústria. Foram utilizados dois métodos de monitorização: (i) captura de artrópodes com armadilhas pitfall e por (ii) colheita de solo em profundidade, aplicando a metodologia QBS-AR. A amostragem foi realizada em quatro momentos, um na cultura de cobertura e três na cultura principal. O trabalho de campo e de laboratório encontra-se em curso.
  • Conhecer e melhorar o solo para a sustentabilidade dos sistemas hortoindustriais. 3. Artrópodes como bioindicadores
    Publication . Valério, Elsa; Godinho, Maria; Santos Coelho, Rosa; Figueiredo, Elisabete
    O projeto MaisSolo tem como objetivos centrais melhorar a proteção das culturas e a eficiência do uso dos recursos na produ- ção agrícola através do desenvolvimento e aplicação de tecnologias alternativas à luta química contra pragas e doenças. Com este foco, pretende-se contribuir para o incremento da biodiversidade, conserva- ção do solo e da água e para a promoção da viabilidade económica das explorações.