Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pereira, Agostinho

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Análise dos ativos intangíveis e do Valor Acrescentado Bruto na indústria portuguesa do vestuário
    Publication . Pereira, Agostinho; São João, Ricardo; Araújo, Luís Fernando Ferreira de; Ferreira, Luís
    A presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre o Valor Acrescentado Bruto (VAB) e os Ativos Intangíveis no setor têxtil português (subsetor indústria do vestuário), no período de 2010 a 2017, tendo em consideração a dimensão da empresa. A metodologia adotada na investigação empírica é de natureza quantitativa, tendo por base a estatística descritiva e inferencial, com particular ênfase na análise bivariada através de coeficientes de correlação linear. No tocante à metodologia utilizada na revisão da literatura assenta numa pesquisa bibliográfica. Os resultados empíricos na estatística descritiva indicam que podemos tomar como representativas as médias amostrais do VAB e dos ativos intangíveis. Ao estratificarmos a análise por dimensão de empresa, no VAB as médias amostrais são representativas não se verificando o mesmo para os ativos intangíveis. Na análise inferencial concluímos que as correlações são estatisticamente significativas, ou seja, que existem relações positivas entre o VAB e os ativos intangíveis e entre o VAB e os ativos intangíveis nas médias empresas, no subsetor indústria do vestuário. Esta investigação original pretende ser um contributo para as comunidades académica e empresarial possibilitando um conhecimento adicional das relações entre os ativos intangíveis e o VAB, no período pós definhamento da fileira têxtil (entre 2002 e 2009) e entrada em vigor do SNC (2010) para o subsetor da indústria do vestuário.
  • Ativos intangíveis e valor acrescentado bruto – análise do subsetor fabricação de têxteis
    Publication . Pereira, Agostinho; Ferreira, Luís da Silva; São João, Ricardo
    A presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre o Valor Acrescentado Bruto (VAB) e os Ativos Intangíveis no setor têxtil português (fabricação de têxteis), no período de 2010 a 2017, bem como a relação entre o VAB e a Investigação e Desenvolvimento (I&D). A metodologia tem por base a análise inferencial, com particular incidência na análise bivariada (coeficiente de correlação linear de Pearson (paramétrico) e coeficiente de correlação de Spearman (não paramétrico)). Os resultados empíricos apontam para uma forte correlação entre o VAB e os ativos intangíveis no setor têxtil (fabricação de têxteis) em toda a sua dimensão bem como entre o VAB e I&D em toda a fileira, na fabricação de têxteis. Conclui-se através da análise inferencial que as correlações são estatisticamente significativas, ou seja, que existe uma relação entre o VAB e os ativos intangíveis e entre o VAB e a I&D.
  • Análise dos ativos intangíveis com origem em Investigação & Desenvolvimento e do Valor Acrescentado Bruto na indústria portuguesa do vestuário
    Publication . Pereira, Agostinho; São João, Ricardo; Ferreira, Luís
    Problema de Investigação O investimento/desinvestimento da indústria do vestuário em I&D está relacionado o crescimento/decrescimento do VAB nesse subsetor do setor têxtil português?
  • Análise dos ativos intangíveis com origem em Investigação & Desenvolvimento e do Valor Acrescentado Bruto na indústria portuguesa do vestuário
    Publication . Pereira, Agostinho; São João, Ricardo; Ferreira, Luís
    A presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a Investigação e Desenvolvimento (I&D, que originam ativos intangíveis gerados internamente) e o Valor Acrescentado Bruto (VAB) no setor têxtil português (subsetor indústria do vestuário), no período de 2010 a 2017, tendo em consideração as categorias de atividade de I&D: investigação fundamental, investigação aplicada e desenvolvimento experimental). A metodologia adotada na investigação empírica é de natureza quantitativa, tendo por base a estatística descritiva e inferencial, com particular ênfase na análise bivariada através de coeficientes de correlação linear. No tocante à metodologia utilizada na revisão da literatura assenta numa pesquisa bibliográfica. Os resultados empíricos na estatística descritiva indicam que podemos tomar como representativas as médias amostrais do VAB e da I&D. Ao estratificarmos a análise por categoria de I&D as médias amostrais não são representativas. Na análise inferencial concluímos que as correlações são positivas e estatisticamente significativas entre I&D e o VAB. Esta investigação original pretende ser um contributo para as comunidades académica e empresarial possibilitando um conhecimento adicional das relações entre I&D que originam ativos intangíveis gerados internamente e o VAB, no período pós definhamento da fileira têxtil (entre 2002 e 2009) e entrada em vigor do Sistema de Normalização Contabilística (SNC, 2010) para o subsetor da indústria do vestuário.