Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Valério, Elsa de Jesus Centeio

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Apoio à decisão para a proteção integrada no combate a Tuta absoluta em tomate hortoindustrial
    Publication . Valério, Elsa; Godinho, Maria; Nunes, A.P.; Silva, E.B.; Figueiredo, E.; Sousa, A.; Silva, J.R.
    A traça-do-tomateiro é atualmente uma praga-chave do tomate para indústria, na região do Ribatejo. A sua presença foi detectada em 2010, tendo causado prejuízos significativos na campanha de 2011. O objetivo deste projeto é criar ferramentas para a tomada de decisão no âmbito da proteção desta cultura contra esta praga. Durante o ano de 2013, procedeu-se à monitorização semanal de adultos de T. absoluta com recurso a armadilhas com feromona sexual, e à observação visual em 25 a 50 plantas, de acordo com o estado fenológico da cultura. O material entomológico foram analisadas, posteriormente, em laboratório para deteção de parasitismo. Além de avaliar a intensidade de ataque, identificaram-se fatores de risco prévio, para construção de mapas de risco de apoio à tomada de decisão para a limitação da praga como culturas vizinhas e respetivas datas de colheita. Os dados preliminares não apresentaram uma correlação entre o número de machos adultos capturados e o número de larvas presentes na cultura, pelo que a estimativa de risco baseada apenas na contagem de machos adultos não parece ser suficiente para a tomada de decisão. Verificaram-se dificuldades no combate à praga devido a razões de ordem estrutural (e.g. posse da terra, hospedeiros alternativos na vizinhança) e a lacunas no conhecimento da sua bioecologia.
  • Uso sustentável dos pesticidas em tomate hortoindustrial: inovação e transferência tecnológica no combate à traça-do-tomateiro
    Publication . Valério, Elsa; Pinto, M.
    A cultura de tomate para indústria é prioritária no âmbito do uso sustentável dos pesticidas pela importância económica e grande expressão dos inimigos que impõem regulares intervenções com produtos fitofarmacêuticos. No âmbito desta temática, importa desenvolver tecnologias para melhoria da tomada de decisão com base em regras bem definidas e incorporação de conhecimento e tecnologias. O “Protomate" - Desenvolvimento de uma nova ferramenta de apoio à gestão da cultura do tomate para garantia da qualidade do produto final” tem como objetivo central contribuir para o cumprimento das metas que envolvem compromissos europeus e conta com um conjunto de entidades e técnicos. Está a ser executado com base numa rede de trabalho que permite um diálogo permanente com partilha de conhecimento, resultados e experiência, em tempo útil, formada pelo COTHN, ESAS/IPS, ISA/UL, UE, FNOP e Agromais. Participam ainda 15 organizações de produtores com 18 técnicos, a Sugalidal e Italagro que representam a indústria, e a empresa Lusosem. Apresenta-se a metodologia de trabalho que a permitiu pôr em prática como exemplo de desenvolvimento experimental e transferência tecnológica.