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- SOS BiodiversidadePublication . Linhares, Elisabete; Nobre, Sílvia; Neto, Beatriz; Cunha, Luísa; Mendes, EmaA presente oficina, dinamizada por estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza, procurou abordar a proteção da vida terrestre do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável -15, que visa a conservação, recuperação e gestão sustentável dos ecossistemas terrestres, combatendo desertificação, reduzindo degradação de habitats, integrando valores e biodiversidade no planeamento nacional/local e promovendo a reflorestação. Destaca-se a desflorestação, que resulta na perda de habitat e biodiversidade. A oficina procurou sensibilizar as crianças sobre as consequências dessa realidade, com o objetivo de consciencializar o público sobre estas problemáticas ambientais. O público-alvo foi formado por alunos do 3.º ano de uma escola pública do distrito de Santarém, com idades compreendidas entre os sete e oito anos de idade. A oficina consistiu na simulação de um episódio de desflorestação, através da realização do tradicional jogo das cadeiras adaptado à temática. Destaca-se a personagem do lenhador e a caracterização das espécies de aves e árvores autóctones. Foi possível verificar que as crianças foram bastante participativas, envolvendo-se no jogo realizado sobre a desflorestação e as consequências da mesma. Considera-se que o jogo promoveu uma interação positiva entre as crianças através das questões colocadas e pela partilha de situações do quotidiano vivenciadas com a família. A dinamização da oficina permitiu às estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza aprender a lidar com crianças desta faixa etária e a sair da zona de conforto. Concomitantemente, procurou-se educar o público-alvo em relação à problemática ambiental explorada na oficina. Concluise que esta dinâmica foi bastante importante, não só para quem dinamizou a oficina, mas também para as crianças aprenderem mais, e de forma lúdica, sobre a importância de se respeitar o ambiente.
- BioArte a partir de uma fábula: construção de uma cadeia alimentar em plasticina [Poster presentation].Publication . Nobre, Sílvia; Linhares, Elisabete; Casanova, Joana; Cíntia, Rosa; Pereira, TomásAs cadeias alimentares são representações gráficas que ilustram as relações alimentares entre diferentes organismos num ecossistema. Cada espécie desempenha um papel específico na cadeia, contribuindo para a regulação das populações, a distribuição eficiente de recursos e a resiliência do ecossistema diante de mudanças ambientais. O desequilíbrio dos ecossistemas ocorre quando algum dos seus elementos é reduzido em quantidades, adicionado ou subtraído. Estas mudanças podem originar efeitos na cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema. A abordagem desta temática revela-se de grande importância na educação, formação e na sensibilização das crianças. Dada esta relevância, a dinamização de uma oficina com o 1.º CEB revelou-se como pertinente para sensibilizar e promover um entendimento em relação a estas problemáticas ambientais. Participaram da presente oficina 24 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública da cidade de Santarém. A oficina pedagógica envolveu a leitura de uma fábula cuja temática se centrou na abordagem do funcionamento de uma cadeia alimentar. Foi proposto aos alunos a construção de uma cadeia alimentar, como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos através da fábula, utilizando as personagens do conto construídas em plasticina, e setas exemplificativas das relações alimentares. A recolha de dados envolveu os registos efetuados pelas crianças, fotografias da atividade e vídeos. Os alunos demonstraram interesse e entusiasmo pela atividade e as intervenções que realizaram permitiram verificar que compreenderam a importância da conservação dos seres vivos de cada nível trófico para que possa haver equilíbrio ecológico. No que respeita ao impacto desta atividade na formação dos futuros educadores ambientais, permitiu promover competências relacionadas com o planeamento, dinamização e avaliação de atividades orientadas para um determinado público-alvo.