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TEÓFILO NUNES FORTUNATO, LUÍS

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  • Análise da evolução da rede de estágios do curso de Mecanização e Tecnologia Agrária
    Publication . Ferreira, Albertina; Fortunato, Luís; Grifo, Anabela
    Nos cursos técnicos superiores profissionais, 46 dos estudantes que participaram na formação conferida pelo curso técnico superior profissional em Mecanização e Tecnologia Agrária, entre 2016 e 2021, concluíram com sucesso o estágio curricular. O estágio (2º ano do curso) deverá ser realizado em empresas agronómicas, com as quais a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) estabeleceu previamente um protocolo para a formação em contexto de trabalho. Estas empresas devem estar inseridas geograficamente num raio de cerca de 50 km da ESAS, considerando indicações da Direção Geral do Ensino Superior. Mas serão estas as empresas eleitas pelos estudantes? Qual o fator mais importante, a distância da empresa à ESAS ou à sua residência? As métricas analisadas foram obtidas no software Gephi. O trabalho realizado permitiu concluir que a distância do local de residência ao local de estágio não é um fator decisivo chegando mesmo a ser aleatório. Apenas 20% dos estudantes realizaram estágio até uma distância de 10 km da sua residência e 30% entre 10 e 50 km. A preferência do local de estágio pareceu estar relacionada com a rede de conhecimentos dos estudantes e a oportunidade de estagiar em locais apelativos, tendo sido necessário estabelecer novos protocolos por solicitação dos estudantes. Os resultados do estudo demonstraram não ser importante a distância, mas sim a oportunidade de adquirirem competências em áreas atuais da mecanização agrícola.