Mestrados da ESES
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Browsing Mestrados da ESES by contributor "Rodrigues, Susana Paula da Conceição Silva Coelho"
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- Observação Interpares: principais desafiosPublication . Barbas, Maria Potes; Rodrigues, Susana Paula da Conceição Silva CoelhoO presente estudo analisa o impacto da formação proporcionada pelo Plano de Capacitação Digital de Docentes (PCDD) no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, na mudança das práticas letivas dos docentes de um Agrupamento de Escolas (AE) específico (questão de partida). A investigação, realizada no âmbito do mestrado em Ciências da Educação com especialização em Administração Educacional, procura compreender o impacto da formação contínua nas práticas pedagógicas, em particular na integração das tecnologias digitais na sala de aula. Além disso, propõe um projeto de intervenção para reforçar o papel da escola na definição do seu plano de formação. Foram formuladas as seguintes questões de investigação: • De que forma a formação contribuiu para a mudança na atividade profissional? • Qual o nível de confiança adquirido pelos formandos na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)? • Em que medida as aprendizagens da formação foram aplicadas à prática letiva? • Até que ponto esta formação incentivou os docentes a criarem os seus próprios recursos, passando de utilizadores a criadores? A metodologia adotada segue uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos para uma análise mais abrangente. Foram aplicados questionários a todos os docentes do agrupamento em estudo que participaram na capacitação digital (nos níveis N1, N2 e N3) nos anos letivos de 2020/21, 2021/22 e 2022/23. Além disso, foram realizadas entrevistas a uma amostra de docentes que frequentaram a formação, ao coordenador do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), aos Coordenadores de Departamento com assento no Conselho Pedagógico e ao Diretor de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE). O estudo revela uma evolução positiva nas práticas pedagógicas e nas metodologias dos docentes após a formação, alinhando-se com os objetivos do PCDD. Os resultados indicam um aumento significativo da confiança dos professores para utilizarem tecnologias digitais, em contexto de sala de aula, e uma tendência para a criação e partilha de recursos digitais próprios. O estudo reforça ainda a importância de alinhar a formação com as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), assegurando a pertinência e adequação das práticas educativas. Apesar dos resultados encorajadores, destaca-se a necessidade de um investimento contínuo na formação, para garantir um impacto duradouro. Assim, a elaboração de um plano de formação torna-se essencial, devendo este basear-se na identificação das necessidades formativas em reuniões de departamento e grupos disciplinares, bem como na definição de objetivos claros e relevantes.