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- Modelo de negócio social:o caso da Congregação das Servas de Nossa Senhora de FátimaPublication . Marcelino, Mariana Pereira Rebelo; Leal, SusanaA presente dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito da gestão de organizações de economia social e trata-se de um estudo de caso realizado numa congregação religiosa. O objetivo deste estudo prende-se com a elaboração de um modelo de negócio social para a congregação, sob forma de manutenção de duas das suas casas, uma em Santarém e outra em Lisboa. Este modelo de negócio social foi baseado no quadro de modelo de negócio Canvas, de Osterwalder e Pigneur (2011). Os métodos utilizados para a recolha de informação foram inquéritos por questionário, semiestruturados, com perguntas abertas e fechadas, focus group e entrevistas. Os inquéritos foram aplicados aos utilizadores de ambas as casas, uma vez que estas estão abertas ao público e existe a possibilidade de as pessoas usufruírem de serviços, nomeadamente, de aluguer de espaços. O focus group e as entrevistas foram realizados também com utilizadores das casas e outros stakeholders da Congregação. Relativamente aos resultados do estudo, tendo em conta as respostas aos inquéritos e os contributos dos participantes no focus group e dos entrevistados, chegou-se ao modelo de negócio social final, onde em relação ao modelo inicialmente criado, se reflete numa maior abrangência ao nível das propostas de valor, canais de comunicação, potenciais clientes e receitas. Deste estudo é possível tirar, essencialmente, três conclusões. A primeira é a necessidade de uma maior divulgação dos serviços da Congregação; depois a pertinência que tem a abertura de atividade económica por parte desta e, por fim, é também conveniente que se apliquem preços aos serviços prestados, dada a inviabilidade de funcionar apenas com base em donativos.