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- O impacto da remuneração do CEO na performance das empresas cotadasPublication . Araújo, Micaela Leonor Silva; Teodósio, JoãoNesta dissertação investiga-se o impacto da remuneração do Chief Executive Officer (CEO) na performance das empresas através de modelos de regressão linear dos mínimos quadrados ordinários. A amostra é composta por empresas não financeiras e não desportivas cotadas em Portugal, no PSI All Share, no período de 2012 a 2021. Como variáveis dependentes foram utilizadas o Return on Assets (ROA), o Return on Equity (ROE) e o Q de Tobin e, como variável independente, a variação da remuneração total do CEO. Os resultados demonstram que a variação da remuneração do CEO influencia positiva e significativamente o desempenho de mercado das empresas medido pelo Q de Tobin, mas não impacta no desempenho contabilístico medido pelo ROA e ROE. De acordo com a revisão de literatura efetuada, a utilização da variação da remuneração total do CEO, como variável independente, apresenta-se como a principal contribuição desta investigação.
- Transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Antunes, Beatriz Maria Figueiredo; Cardona, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta o percurso efetuado nos estágios realizados e o trabalho de pesquisa desenvolvido paralelamente. As Práticas de Ensino Supervisionadas em creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico constituíram-se como oportunidades de aprendizagem fundamentais e de desenvolvimento do pensamento crítico relativamente ao meu futuro desempenho profissional. A necessidade de estudar a transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico emergiu dos contextos de estágio. Efetuou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a 4 docentes – 2 profissionais da Educação Pré-Escolar e 2 profissionais do 1.º Ciclo do Ensino Básico –, com o intuito de compreender o processo de transição através da sua perceção. Escutámos, também, 13 crianças, para uma melhor compreensão dos fatores que favorecem e/ou afetam a transição entre o jardim de infância e a escola. O exercício investigativo revelou a necessidade de “cuidar das transições” (Vasconcelos, 2007, p. 45), evitando, deste modo, percursos educativos desarticulados e sem continuidade.