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- As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógicaPublication . Dias, Marta Filipa Paulino; Uva, MartaEste relatório síntese de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, interligando as experiências vividas nos vários contextos de estágio e todo o desenvolvimento do percurso investigativo. A dimensão investigativa foca-se nas conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica. Este estudo permite compreender e aprofundar as caraterísticas de uma pedagogia diferenciada, com enfoque no sucesso da aprendizagem das crianças. Por meio de um estudo de caráter qualitativo, pretendeu-se conhecer as perspetivas dos participantes, nomeadamente de 4 alunos do 1º ano de escolaridade, 2 professoras de 1º CEB, 1 professora de educação especial e 2 educadoras de infância acerca da aprendizagem e da diferenciação pedagógica. Estas perspetivas foram recolhidas através da realização de entrevistas semiestruturadas, levando a verificar as conceções e formas de intervenção de cada docente e como é que implementam a diferenciação na sua prática perante a diversidade existente em sala de aula. Com este trabalho de pesquisa foi possível analisar e relacionar diferentes conceções acerca do conceito de diferenciação pedagógica, bem como um leque diversificado de estratégias adotadas pelos docentes. No caso das crianças, foram identificadas perspetivas muito singulares sobre a aprendizagem. A forma como o professor planeia e organiza as situações de aprendizagem determina, inevitavelmente, a aprendizagem, ou seja, se o docente conhecer o aluno, as suas potencialidades e dificuldades e desenvolver uma abordagem inclusiva, centrada nas suas necessidades específicas, implementando estratégias pedagógicas diferenciadas, o aluno irá certamente construir uma aprendizagem significativa.
- A influência das expetativas na aprendizagem das crianças: a perspetiva dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Inácio, Mariana Isabel da Silva; Uva, MartaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este inicia-se com uma análise descritiva e reflexiva do percurso realizado nos estágios, em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1ºCEB. Prossegue com o exercício investigativo de tipo qualitativo, através do qual se pretende conhecer as conceções sobre relação pedagógica, clarificar a influência das expetativas dos docentes no processo de aprendizagem das crianças, perceber como é que os profissionais gerem e comunicam as suas expetativas, e identificar exemplos de situações onde as expetativas tenham condicionado a aprendizagem das crianças. A recolha de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas, a três educadoras e a três professoras do 1ºCEB, e de uma análise documental, que me possibilitou confrontar o discurso das entrevistadas com as opiniões dos autores estudados. Os principais resultados mostram que todos os participantes valorizam a relação pedagógica e indicam como fatores que a influenciam: condições institucionais, variáveis de natureza pessoal do aluno e professor e a motivação do docente; alguns dos docentes consideram que as expetativas positivas apresentam um efeito positivo e as expetativas negativas têm um efeito negativo, enquanto que a outra parte refere que a influência das expetativas é apenas positiva, uma vez que as expetativas dos professores, ainda que sejam importantes, não são encaradas como limitadoras do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.