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- Indisciplina: conceções em contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cardoso, Joana Campos; Seixas, SóniaO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. A primeira parte contempla uma análise/processo reflexivo relativo ao percurso realizado nas práticas de ensino supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1ºCEB. Na segunda parte, destaca-se a componente investigativa, na qual se pretende estudar alguns membros da comunidade educativa, estudando as suas conceções relativas à (in)disciplina, descrevendo as estratégias por eles implementadas para prevenir/corrigir certos comportamentos das crianças, identificando algumas dificuldades sentidas na sua gestão, assim como a interferência que a indisciplina tem no processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram obtidos através de entrevistas, a duas educadoras, quatro professores e oito alunos, e notas de campo que permitiram refletir e confrontar o dito com o praticado, verificando as formas de intervenção de cada docente de acordo com os comportamentos praticados. Após a organização e análise dos dados, realizou-se uma comparação entre os mesmos e a revisão da literatura, chegando assim, a diversas conclusões pertinentes ao estudo. É de salientar a inexistência de uma única estratégia que possamos aplicar a um grupo ou de uma única opinião sobre o tema, pois todos os alunos são diferentes, todas as práticas são distintas, assim como todas as visões sobre as situações. No entanto, a nossa forma de atuar tem de ter por base uma boa observação das manifestações dos comportamentos de indisciplina, diversificando as estratégias e promovendo o ensino-aprendizagem na nossa sala de aula.
- A importância da educação física nas primeiras idades: a perspetiva dos/as educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Leite, Ana Rita Domingos de Oliveira; Uva, MartaO presente relatório síntese do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, visa analisar a importância da Educação Física na Educação de Infância e no 1ºCiclo do Ensino Básico, na perspetiva dos/as docentes. Durante os períodos de estágio em contexto pré-escolar e no 1º ciclo no âmbito da disciplina de Prática Supervisionada, pude observar como as aulas de Educação Física são desenvolvidas e, desta forma, pude perceber a visão dos docentes sobre esta área curricular, nomeadamente a importância no desenvolvimento das crianças e como a implementam no desenvolvimento do currículo. A importância que dão e como depois, dado a importância de cada um como é que implementam essa mesma área. Neste contexto, a problemática em estudo teve em consideração a importância que os docentes titulares de turma dão à área de Educação Física no desenvolvimento das crianças e se a disciplina é trabalhada da melhor forma. Tendo as minhas práticas educativas, achei por bem analisar e refletir sobre a maneira como os docentes intervêm nesta área e fazer um estudo sobre a Educação Física em si. Estas análises tiveram sempre como suporte um guião de uma entrevista semiestruturada, onde consegui ter uma interação mais focada no tema diretamente com os docentes. O presente estudo, de cariz qualitativo, visa perceber principalmente qual é a importância da Educação Física para os docentes. Para o alcance da finalidade do estudo e recolha dos dados foram construídas e aplicada entrevistas semiestruturadas a duas educadoras e duas professoras do primeiro ciclo. Através da análise dos dados foi possível verificar que os docentes reconhecem a falta de falta de preparação da área de educação física para educadores e professores do ensino básico a poderem lecionar, embora reconheçam que é uma área bastante importante no curriculum e que deveria ser sempre trabalhada.