Browsing by Issue Date, starting with "2017-05-25"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico com mais do que um ano de escolaridade: conceções e estratégias dos docentesPublication . Coelho, Ana Margarida de Castro Reis Esperança; Seixas, SóniaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e é um reflexo das aprendizagens adquiridas ao longo do Mestrado, com especial foco nas Práticas de Ensino Supervisionadas e num estudo realizado durante e depois do mesmo, sobre turmas com diferentes anos de escolaridade. A existência destas turmas continua a ser uma realidade que preocupa muitos professores. Com este estudo pretendemos compreender as conceções dos docentes sobre estes tipos de turmas, nomeadamente as potencialidades encontradas, as maiores dificuldades sentidas e as estratégias que encontram para enfrentar essas dificuldades ao lecionar e, desta forma, fornecer ferramentas que permitam preparar professores a lecionar em turmas com estas características. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, onde optámos pelo método “estudo de caso”. A amostra foi constituída por 106 docentes. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário distribuído online, registos no diário de bordo durante uma prática de ensino supervisionada e duas conversas informais, registadas também no diário de bordo.