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- A supervisão e orientação pedagógica de educadores e professores em São Tomé e Princípe : proposta de um programa de desenvolvimento profissionalPublication . Camblé, Akaísa Luciano do Espírito Santo Neto; Guimarães, MesquitaO presente trabalho de investigação desenvolve-se em torno da temática da Supervisão de Professores. O objetivo operacional é o de propor um Modelo de Supervisão integrado na Formação Contínua dos Educadores e Professores que contribua para o desenvolvimento profissional em São Tomé e Príncipe. Complementarmente caracterizamos o pensamento dos educadores e as práticas de supervisão a que estão submetidos. Em termos conceptuais adotámos a premissa de que, tanto a Supervisão como a Formação Contínua deverão partilhar idênticos objetivos e metodologias, com vista à melhoria das competências profissionais, promovendo dinâmicas de Aprendizagem Colaborativa, em ambiente Dialógico, não apenas na sala de aula, mas no contexto abrangente da escola. Em termos operacionais concebemos as Práticas de Supervisão como um processo interativo que requere a intervenção articulada de várias estruturas do Sistema Educativo (Escolas de Formação; Departamentos Ministeriais; Diretores de Escolas e Coordenadores das RPM) e agentes especializados (Orientadores / Supervisores Pedagógicos). Como peça fundamental deste processo, os professores devem ser chamados a serem sujeitos e não apenas meros objetos dos programas de formação. Em termos metodológicos a investigação assume-se como Estudo de Caso, Pesquisa Descritiva e Estudo de Opinião, predominantemente Qualitativo, realizado em São Tomé e Príncipe. Participaram, neste estudo 82% do Educadores de Infância em exercício efetivo de funções, nos Jardins de Infância de todos os distritos do País, à exceção da Região Autónoma do Príncipe. A informação foi recolhida através de questionário de administração direta, submetido a processos de validação. Para tratamento de dados utilizaram-se estatísticas elementares adequadas à sua natureza bem como técnicas de análise indutiva de conteúdo. Concluiu-se que os educadores possuem baixos níveis de Formação Contínua, quer quanto ao número, quer quanto à variedade das ações que frequentaram. As Reuniões de Preparação Metodológica surgem como estruturas importantes no processo de apoio e acompanhamento dos educadores, que as consideram imprescindíveis na resolução dos problemas pedagógicos do dia-a-dia. Quanto às Visitas que receberam dos Orientadores Pedagógicos e Inspetores, é bastante negativa a avaliação que fazem sobre a influência destas visitas no desenvolvimento de competências pedagógicas. Com base nestas conclusões e nos dados de pormenor que o estudo clarificou, concebemos um Programa de Supervisão Pedagógica para São Tomé e Príncipe, dirigido a educadores de infância e professores do 1º CEB, composto por três subprojectos: Planeamento e Programação de Ações de Formação Contínua baseadas em processos de Avaliação de Necessidades, em articulação com as instituições de formação; Formação dos Coordenadores das RPM com vista a uma maior otimização destas reuniões; Formação dos Supervisores Pedagógicos para que assumam um papel importante em todo o processo de Supervisão e Formação dos professores