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- Motivação autónoma, divertimento e vitalidade subjetiva nos desportos de naturezaPublication . Nunes, Gilberto; Cid, Luís; Carvalhinho, LuísResumo Pretendemos analisar o efeito da satisfação das necessidades psicológicas básicas dos praticantes de desportos de natureza na regulação da sua motivação, e por sua vez, perceber o impacto que esta provoca no divertimento, vitalidade e intenção de continuarem a prática as atividades no futuro. Participaram 235 sujeitos (n=235), de ambos os sexos (44 femininos; 191 masculinos), com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos (M=34,16; SD=9,7), todos praticantes de desportos de natureza (22 atividades diferentes), em que 64,3% demonstrou uma regularidade de prática semanal (M=2,68±1,49) entre 1 a 7 vezes, 18,3% com uma regularidade de prática mensal, e 17,4% com uma regularidade de prática anual. Utilizaram-se como instrumentos de medida as versões portuguesas da adaptação para o desporto da Basic Psychological Needs in Exercise Scale, o Behavioral Regulation in Sport Questionnaire, a Subjective Vitality Scale, a Physical Activity Enjoyment Scale e um único item para avaliar as intenções. Os procedimentos de recolha de dados foram realizados através de uma plataforma on-line, recorrendo-se posteriormente à análise de equações estruturais para análise de dados. Os principais resultados colocam em evidência que se os praticantes de desportos de natureza sentirem satisfeitas as três necessidades psicológicas básicas, esse feito irá promover formas mais autónomas de regular o seu comportamento. Por sua vez, inerente a estados mais autónomos de regulação da motivação surgem maiores índices de divertimento, vitalidade e intenção de continuar a prática.
- Finding the best waist circumference measurement protocol in patients with nonalcoholic fatty liver diseasePublication . Pimenta, Nuno; Santa-Clara, Helena; Melo, Xavier; Cortez-Pinto, Helena; Silva Nunes, José António; Sardinha, LuisBackground Central fat accumulation is important in Non-alcoholic Fatty Liver Disease (NAFLD) etiology. It is unknown weather any commonly used waist circumference (WC) measurement protocol (mp), as whole and central fat accumulation marker, is preferable for patients with NAFLD. The present study sought to find a preferable WC mp to be used in patients with NAFLD, based on three-fold criterion. Material and methods Body fat (BF) was assessed through Dual Energy X-ray Absorptiometry (DXA) in 28 patients with NAFLD (19 males, 51 + 13 yrs, and 9 females, 47 + 13 yrs). WC was measured using four different WC mp (WC1-narrowest torso, WC2- just above iliac crest, WC3- mid-distance between iliac crest and last rib and WC4- at the umbilicus). Results All WC measurements were highly correlated particularly with central BF depots, including trunk BF (r=0.78; r=0.82; r=0.82; r=0.84; respectively for WC1, WC2, WC3 and WC4) abdominal BF (r=0.78; r=0.78; r=0.80; r=0.72; respectively for WC1, WC2, WC3 and WC4) and central abdominal BF (r=0.76; r=0.77; r=0.78; r=0.68; respectively for WC1, WC2, WC3 and WC4), controlling for age, sex and body mass index. There were no differences between the correlation coefficients obtained between all studied WC measurements and each whole and central analyzed BF variable. Conclusion All studied WC mp seem suitable for use in patients with NAFLD, particularly as central BF clinical assessment tool, though not interchangeably. Hence biological and precision criteria alone did not sanction the superiority of any WC mp. Practical criteria may endorse WC measured at the iliac crest.
- A intenção empreendedora dos estudantes:uma análise aos seus antecedentesPublication . Oliveira, Sandra; Leal, SusanaObjetivo. Este trabalho testa empiricamente como a atitude pessoal face ao empreendedorismo, a norma subjetiva referente às perceções atinentes à adoção de comportamentos empreendedores e o comportamento de controlo percebido explicam a Intenção Empreendedora (IE, Liñán & Chen, 2009) dos estudantes do ensino superior da área da Gestão. Testa, igualmente, o efeito moderador do Locus de Controlo para o Empreendedorismo (LCE) nesta relação. Metodologia. A amostra abarca 62 estudantes de uma instituição de ensino superior portuguesa da área da Gestão. Os dados das variáveis independentes foram obtidos num primeiro momento e os das variáveis moderadora e dependente seis meses depois. Os instrumentos de medida foram adaptados de Liñán e Chen (2009) e de Schjoedt e Shaver (2012). Os dados foram submetidos a uma análise fatorial exploratória. Analisou-se a consistência interna das escalas e prosseguiu-se com análises de médias, correlações e regressões lineares hierárquicas. Resultados. Os dados sugerem o seguinte: (a) a IE dos estudantes é positivamente influenciada pela sua atitude pessoal face ao empreendedorismo; (b) o LCE modera a relação entre o comportamento de controlo percebido e a IE. Ao contrário do esperado, a existência de negócios na família e a formação em empreendedorismo não exercem influência direta significativa na IE dos estudantes. Contributo. Os resultados deste estudo podem ser utilizados para melhor definir as competências a desenvolver nos estudantes do ensino superior de modo a potenciar as suas Intenções Empreendedoras. Adicionalmente, o estudo ajuda a compreender porque a relação entre as variáveis não é sempre a mesma: estudantes com perfis distintos podem atuar de forma diversa.
- A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosaPublication . Quitério, Maria Carlota Pereira Fernandes; Sá, TeresaO presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em dois contextos, o de Creche e o de Jardim-de-Infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos, ao percurso profissional, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e reflexões que daí decorreram. A segunda parte refere-se à componente investigativa “A entrada na Creche e as primeiras interações entre crianças: contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa”, apresentando um estudo sobre as interações infantis aquando da entrada na creche e sobre a importância que o educador tem neste processo, favorecendo momentos de interações positivas e mediando os problemas que vão surgindo. O estudo realizado é de natureza qualitativa, centrando-se em observações feitas em creche e na reflexão e discussão assentes nessas observações. A terceira parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.