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- Comportamentos perturbadores no funcionamento/Rotina da salaPublication . Morgado, Marie Barbet; Piscalho, Isabel; Seixas, SóniaEste Relatório Final de Estágio reflete todo o percurso vivenciado enquanto estagiária em três valências distintas, onde surgiu a questão de investigação desenvolvida – comportamentos que nos perturbam enquanto docentes na sala. Ao longo dos estágios era sempre realizado um diário de bordo em que eram escritos todos os dias os momentos mais marcantes e, neste caso, os comportamentos que considerava perturbadores, permitindo uma futura análise dos mesmos. Assim, ao longo das caracterizações dos estágios é possível encontrar algumas alusões ao percurso investigativo realizado. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa sendo a amostra as crianças dos três estágios por onde passei na medida em que constituíram a análise dos diários de bordo. Foram ainda realizadas três entrevistas às docentes cooperantes, levando-nos a entender qual a conceção que as docentes tinham do conceito – comportamentos perturbadores- e a sua forma de atuação nestes momentos. No final destas análises, passou-se à triangulação de dados onde foram confrontados os resultados obtidos nas entrevistas, nos diários de bordo e na fundamentação teórica alusiva à temática referida. Com este trabalho compreendeu-se que os comportamentos perturbadores são frequentes em todas as valências, embora com as suas especificidades, bem como qual a conceção dos docentes relativamente aos comportamentos perturbadores. A título de exemplo: a docente de jardim de infância considerou mais perturbador “quando uma criança bate sistematicamente nos outros” enquanto que a docente de creche considera muito perturbador quando as crianças mordem umas nas outras. Já a docente do 1º ciclo do ensino básico considera perturbador quando, numa atividade de grande grupo, as crianças interrompem com frequência a atividade. Conclui-se, assim, que os comportamentos perturbadores observados e referidos pelas docentes, bem como através da fundamentação teórica, podem influenciar de forma marcante o desenvolvimento da criança bem como do grupo, cabendo ao docente aplicar uma estratégia adequada consoante a criança e o comportamento ocorrido. O principal objetivo é levar a criança a modificar o seu comportamento, sempre que possível, substituindo o comportamento perturbador por um aceitável.