Browsing by Author "Torres, Mariana Valente"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Brincar VS Trabalhar: representações e perceções sobre a brincadeira no Pré-Escolar e no 1.º CEBPublication . Torres, Mariana Valente; Pappamikail, LiaO presente relatório surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes: a primeira é uma síntese do percurso percorrido ao longo dos estágios, evidenciando as aprendizagens adquiridas nos variados contextos de prática profissional; a segunda parte centra-se na componente investigativa, em que é desenvolvido um estudo sobre as conceções das crianças, das famílias e das docentes sobre o brincar. O estudo é de natureza mista, visto que os dados recolhidos foram tratados e analisados de forma qualitativa e quantitativa. A investigação decorreu em contexto de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo, nos mesmos locais onde se realizaram os estágios apresentados na primeira parte do presente trabalho. Os dados foram obtidos através de observação participante, análise documental, questionários, entrevistas, desenhos e atividades desenvolvidas com as crianças. Os resultados do estudo apontam que as crianças são o grupo de inquiridos mais cético em relação à importância do brincar e às aprendizagens que dele advêm. Tal pode acontecer, pela forma como o brincar surge e, também, pela importância que lhe é atribuída no dia a dia das crianças. Relativamente, à valência em que o brincar tem mais relevância, de acordo com os resultados, é o Pré-Escolar, visto que, no 1.º Ciclo, o currículo extenso e as lógicas de funcionamento não incorporam tanto tempo e espaço dedicado ao brincar.