Browsing by Author "Sousa, Ana Rita"
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- A diversidade cultural e as suas implicações no processo de ensino e aprendizagem : como integrar a diversidade na educação de infânciaPublication . Sousa, Ana Rita; Cardona, Maria JoãoO presente relatório encontra-se organizado em duas grandes partes: uma primeira, onde são apresentadas e analisadas as principais aprendizagens realizadas nos estágios curriculares, e uma segunda parte onde é apresentada a pesquisa realizada. Esta teve como finalidade refletir sobre a problemática da diversidade cultural na escola, analisando sobretudo as suas implicações na Educação de Infância: as consequências da interação de culturas e etnias; os desafios que se colocam aos professores, técnicos e assistentes operacionais; - quais as estratégias que estes podem ou estão a utilizar nas suas práticas educativas com o objetivo de facilitar a integração de crianças oriundas de diversas culturas. Após a observação e a interação com um grupo de crianças de diferentes culturas durante os meus estágios curriculares, achei que seria relevante saber mais sobre as suas culturas, para melhor fundamentar o meu trabalho. No entanto, as crianças com as quais interagi nos estágios não formavam uma amostra considerável para uma pesquisa mais aprofundada, pelo que decidi explorar uma outra instituição -Escola Básica nº1 de Coruche (com jardim de infância e 1ºciclo integrados), que dada à sua população escolar é considerada TEIP- Território Educativo de Intervenção Prioritária. Na verdade, como conheço bem a população de Coruche, foquei-me mais na observação da etnia cigana, muito evidente neste concelho. Considerando as transformações sociais e políticas verificadas em Portugal desde o 25 de abril de 1974, altura em que foi implementado o sistema democrático, passou a vigorar a conceção de cidadania universal para todos os portugueses. Contudo, nem todos os cidadãos estão em iguais circunstâncias no acesso pleno dos direitos de cidadania. O objetivo da pesquisa realizada é refletir e discutir alguns dos impactos das medidas e políticas sociais sobre as pessoas e famílias ciganas, bem como as mudanças (in)visíveis subjacentes aos processos plurais de reconfiguração sócio identitária. A comunidade cigana, durante muitos anos perseguida, incompreendida e discriminada, apresenta agora alguma tendência para aceitar a coabitação com a cultura dominante dos países/regiões onde se instala. No entanto, a especificidade do povo cigano preocupa os profissionais de educação, uma vez que o sistema de ensino nem sempre está preparado para integrar estes alunos e as suas normas da vida comunitária. No mesmo sentido, quis perceber como se processa a integração dos alunos imigrantes na escola em estudo. De uma forma geral, o que se pretende abordar neste relatório é a Multiculturaldiade e a forma como é trabalhada desde as primeiras idades. A multiculturalidade é, hoje, vista como uma integração de diversas minorias numa cultura dominante, o termo minorias refere, por regra, grupos de pessoas que ao nível de características como, a raça, a cor e a etnia, o género, as incapacidades físicas e motoras, a idade, a orientação sexual, a nacionalidade de origem ou a religião, diferem do socialmente concebido como «normal» ou «padrão». (Dass & Parker, 1999; Marsden, 1997) Pretende-se assim neste relatório,analisar as práticas pedagógicas dos profissionais de ensino, para perceber o que pode e está a ser feito para receber e integrar crianças de culturas diferentes na sala de aula, mostrando que a multiculturalidade pode ser uma mais-valia para todos os intervenientes do processo educativo. Como metodologia optou-se pela realização de inquéritos por questionário a alguns docentes e técnicos de diversas áreas que têm um contacto diário com crianças de diferentes etnias e origens culturais. Achei também pertinente ter o testemunho dos pais, com o objetivo de perceber as suas perspetivas em relação à educação das suas crianças.Em síntese, a conclusão a que se chega é que o meio familiar influencia bastante o processo de aprendizagem da criança e as conceções e perspetivas que tem em relação à escola e ao futuro. O educador através da sua atitude, prática e formação, tem também ele um papel determinante. A verdade, é que existe ainda um longo caminho a percorrer, para que se consigam colmatar as lacunas existentes no sistema no que respeita às políticas que visam a integração da diversidade cultural nas escolas. Verficase, no entanto, que nos últimos anos tem havido uma grande evolução sobre a forma de como trabalhar a diversidade cultural nas instituições educativas desde as primeiras idades. Com este relatório procurei, entre outros aspetos, perceber se o projeto TEIP é ou não, efetivamente, um projeto que promove o sucesso educativo a todos aqueles que se encontram em situação de exclusão escolar e social. Em relação ao projeto TEIP deste estudo, as dinâmicas implementadas procuram, em termos de estrutura organizativa, alguma diversidade de respostas. A escola TEIP em estudo procura, essencialmente, tornar a escola mais apelativa para os alunos, mudar comportamentos individuais e coletivos (alunos e respetivas famílias) , prevenir a insdisciplina e combater o absentismo escolar. O recurso às actividades lúdicas para conseguir esse efeito é, sem dúvida, o aspecto mais inovador do projecto. Para tal, há uma diversidade de acções em curso, implicando um conjunto de recursos humanos e materiais que só poderiam ser garantidos através de um projecto como o TEIP. Acima de tudo, o agrupamento em estudo (no qual se incluí a escola em estudo- Escola EB nº1 de Coruche), espera que as dinâmicas em curso, possam ser interiorizadas pelos agentes educativos dos diferentes estabelecimentos de ensino do Agrupamento, de modo a que as mudanças alcançadas pelo TEIP passem a constituir-se como práticas educativas assumidas por todos, depois do TEIP. Este estudo destaca o agrupamento de Escolas de Coruche, que muito se tem esforçado e conseguido resultados brilhantes no que respeita à promoção da Multiculturalidade e da inclusão, tendo vindo a demonstrar o seu envolvimento na resolução dos problemas da comunidade. Em síntese e após a elaboração deste relatório, efetuado com base na análise do percurso de aprendizagem decorrido durante os estágios e no trabalho de pesquisa realizado, importa realçar que a realização destas aprendizagens constituíram-se como pilares fundamentais face ao meu futuro percurso profissional como educadora de infância. O contato com a realidade vivenciada e apreendida serão futuramente ferramentas essenciais no âmbito do meu desempenho profissional.