Browsing by Author "Silva, Ema Carolina Dias Valente"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência da utilização de materiais manipuláveis no ensino-aprendizagem da matemática, nas primeiras idadesPublication . Silva, Ema Carolina Dias Valente; Branco, Neusa; Mestrinho, NelsonO presente relatório descreve o meu percurso de desenvolvimento profissional e investigativo, realizados durante dois anos, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), estando dividido em duas partes principais. Na primeira parte encontra-se uma síntese reflexiva de cada estágio realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), em quatro contextos, creche, jardim de infância, 1.º ano do 1.º CEB e 3.º ano do 1.º CEB, evidenciando a prática pedagógica, os recursos utilizados, dinâmicas e o trabalho das crianças. A segunda parte respeita à componente investigativa desenvolvida em torno da temática da utilização de materiais manipuláveis no ensino-aprendizagem da matemática nas primeiras idades, em contexto de classificação e sequências de repetição. O estudo de natureza qualitativa, segue a modalidade de investigação-ação envolvendo a intervenção com crianças em jardim de infância e no 1.º CEB. Desenvolvi um conjunto de situações de aprendizagem com materiais manipuláveis que estão na base da recolha de dados que é feita por observação participante, conversas informais, registos de atividade em cada situação e registos fotográficos. Os resultados revelam que para a maioria das crianças do estudo a utilização dos blocos lógicos facilita a aquisição de novos conhecimentos de classificação. A utilização do jogo das sequências para a aprendizagem de sequências de repetição, revelou a necessidade de um trabalho mais continuado por se tratar de um material desconhecido para as crianças e como tal, carece de uma adaptação à sua utilização e apropriação pelas crianças. Assim, neste caso, houve situações em que as crianças não cumpriram com sucesso por dificuldade em compreender o modo de utilização do material. Além disso, podemos concluir que quanto maior o contacto e exploração das crianças com o material, mais notórias são as suas aprendizagens, ainda que possam mais rapidamente perderem o interesse se o trabalho se tornar rotineiro. O relatório termina com uma reflexão global do processo formativo.