Browsing by Author "Silva, Daniela Filipa de Jesus"
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- Estudo da educação física na instrução complementar do Centro de Formação Militar e Técnica da Força AéreaPublication . Silva, Daniela Filipa de Jesus; Rodrigues, JoséEsta investigação pretende efetuar uma análise detalhada aos feedbacks positivo e negativo sobre a Educação Física (EF), de um conjunto de alunos militares que tenham concretizado a sua formação da Instrução Complementar (IC) no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA). Considera-se a EF não só um meio para obter a manutenção física, mas também vital para garantir a aptidão física necessária para o cumprimento das missões atribuídas. Tal reflete os conceitos de Processo de Treino, Frequência, Modelo de Treino e Condição Física, que ilustram a importância fulcral do desenvolvimento da EF neste contexto. Constituem objetivos gerais deste estudo: conhecer as componentes de Treino Físico Militar (TFM), de Atividade Física de Aplicação Militar (AFAM) e de EF, inseridas nos programas de instrução (PDINST) dos vários cursos de formação na IC, na formação no CFMTFA; caracterizar a perceção e identificar os impactos das atividades desenvolvidas na EF; explorar as modalidades com contributo significativo para aplicação militar; e, por fim, sistematizar dados relacionados com esta problemática, que possam contribuir para a construção de um instrumento representativo da EF no contexto de referência. Para a realização deste estudo foi estruturado um modelo de entrevista a aplicar a doze alunos militares do CFMTFA. Após a sua aplicação, prosseguiu-se para concretização de uma análise de conteúdos, tratando-se as respostas de forma qualitativa, através do software ATLAS.ti. A análise da informação demonstrou que a população-alvo, constituída por três grupos de alunos do CFMTFA, considera que: (i) é unânime referirem o processo de treino como fundamental para a aptidão física geral e caracterizarem o processo como heterogéneo e infrequente; (ii) há uma preocupação sobre a frequência, que traduz um planeamento insuficiente; (iii) quanto à condição física, revelam sentir necessidade de treinar fora das aulas por insatisfação com a sua condição física; (iv) traduzem a condição física como aptidão física; (v) o modelo atual de EF é visto como incompleto e sugerem a introdução de Defesa Pessoal no atual modelo de EF, por considerarem que nunca praticaram e entenderem ser útil e de domínio obrigatório; (vi) a Orientação é praticada de forma irregular, e consideram-na benéfica por estar interligada à missão que confere a qualquer militar da Força Aérea. Por fim, entende-se que a uniformização das componentes da EF permitirá uma formação análoga a todos os militares e possibilitará “Cumprir além do dever”.