Browsing by Author "Santos, Joana Rita Rodrigues Pereira Nabeto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento do sentido de número em crianças do pré-escolar a partir de tarefas de classificação e contagemPublication . Santos, Joana Rita Rodrigues Pereira Nabeto; Colaço, SusanaO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, integrando os estágios em contexto de creche, jardim de infância e de experiência profissional na creche. Está dividido em três partes: o trabalho desenvolvido nos estágios; a componente investigativa na área da matemática, em particular, no desenvolvimento do sentido de número a partir de tarefas de classificação e contagem e uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Como objetivos de investigação pretendeu-se analisar como é que crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos desenvolvem o sentido de número a partir de tarefas de classificação e contagem e conhecer a perspetiva de educadoras de infância relativamente ao desenvolvimento do sentido de número, no que diz respeito à classificação e contagem. Os resultados deste estudo evidenciam que as crianças têm maior facilidade em realizar tarefas de classificação do que tarefas de contagem, pese embora a maioria das crianças já ter adquirido o princípio da sequência oral e da correspondência termo a termo. No que diz respeito às perspetivas das educadoras de infância averiguou-se que apenas uma das educadoras relaciona o sentido de número às tarefas de classificação. Contudo todas as educadoras dizem promover o sentido de número diariamente através de tarefas de contagem com recurso a diversos materiais e em momentos de rotina diária.