Browsing by Author "Santos, Ana Carolina Simões Lamounier Figueiredo dos"
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- O paradigma das políticas de inclusão pela educação no Brasil: uma reflexão discentePublication . Santos, Ana Carolina Simões Lamounier Figueiredo dos; Pappámikail, Lia; Santos, Carolina Cássia Batista dosO presente trabalho busca refletir sobre as Políticas de Inclusão pela Educação, instituídas através de ações afirmativas estabelecidas na Lei de Cotas (Lei nº 11.711/10) e no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto nº 7234/10) no Brasil. Por meio da revisão de literatura, a pesquisa buscou compreender como as Políticas de Inclusão pela Educação foram articuladas pelo Estado Brasileiro e como são vivenciadas e percebidas pelos sujeitos, os estudantes do Ensino Superior, matriculados no campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Inicialmente foi realizada pesquisa exploratória para fins de dimensionamento dos dados destas duas políticas afirmativas no IFB. Em seguida, sob os fundamentos da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas semi diretivas com os estudantes. Foram feitas 16 entrevistas com estudantes matriculados no Ensino Superior, participantes ou não das ações afirmativas aqui estudadas e oriundos dos 5 cursos superiores atualmente ofertados pelo campus. Compreendemos que as políticas afirmativas fazem com que os estudantes tenham várias visões do que é justiça, e que estes discursos são fruto do referencial que tiveram ao longo de sua formação escolar, das bases em que a escola esteve e está alicerçada. As falas dos estudantes nos fazem perceber que há injustiça na justiça e que para ser justo muitas vezes também precisamos ser injustos. Tais ponderações tornam-se conflitantes, inclusive para eles. Observamos também que a vulnerabilidade advinda da desigualdade e exclusão social presente nos lares destes estudantes tem demasiadas implicações em sua formação superior, gerando consequências para sua permanência, e ainda, que ao vivenciar estas políticas de inclusão sentem que vivenciam também formas de preconceito. Deparamos-nos com questões internas da Instituição, como a informação e a atenção dadas por professores e técnicos em educação contribuem de forma positiva ou negativa com a permanência dos estudantes, tornando-se em várias ocasiões definitivas na decisão de continuarem a formação ou abdicarem dela. Por último, vimos que os estudantes compreendem que estas políticas afirmativas são necessárias, mas não suficientes, configurando como um passo para a correção histórica e social de que carece o País.