Browsing by Author "Rodrigues, Maria"
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- Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desportoPublication . Rodrigues, Maria; Chicau, CarlaResumo O relatório de estágio pretende apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo (2011/2012), no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício, junto de jovens pertencentes a cursos CEF (Cursos de Educação e Formação), na região de Rio Maior. O principal objetivo da nossa intervenção foi desenvolver, em jovens adolescentes, a aprendizagem de competências sociais e pessoais, essenciais á vida em sociedade, a partir da participação em atividades realizadas em grupo, e que envolvam o desporto e o exercício, tendo por base, o Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social de Hellison (2003). Como método de avaliação, foram aplicadas as escalas de avaliação global do autoconhecimento, autoestima, autorrealização, empatia assertividade, cooperação, liderança e resiliência de Jardim e Pereira (2006). Tendo sido realizados vários momentos de avaliação ao longo da intervenção (avaliação inicial, quatro avaliações intermédias e avaliação final). Comparando a avaliação inicial com a avaliação final, verificamos que nas turmas “A” e “B” os valores das competências avaliadas, aumentam ligeiramente. Na turma “C”, esses valores mantêm-se. Ainda, no âmbito do estágio curricular, foi realizado o workshop “Trilha o teu Caminho através do Desporto”, com o objetivo de dar a conhecer, a alunos pertencentes a cursos CEF, o que são competências sociais e pessoais, que utilidade têm nas suas vidas e porque são importantes, porque é que a adolescência é o momento mais apropriado para a sua aprendizagem, e o papel que o desporto pode ter nessa mesma aprendizagem.
- Estudo exploratório sobre reactividade cardíaca e dificuldade de uma tarefa de equilíbrio dinâmico em crianças de 6-7 anos de idadePublication . Catela, David; Branco, Marco A. C.; Jesus, Alexandra; Nogueira, Hervé; Loureiro, Luís; Rodrigues, Maria; Amaral, TiagoA reactividade cardíaca está directamente associada à ansiedade provocada pela dificuldade de uma tarefa. Fomos verificar se a frequência cardíaca (FC) em crianças era sensível à dificuldade de uma tarefa de equilíbrio dinâmico. 35 crianças, de 6-7anos de idade, deslocaram-se de pé sobre bancos suecos em 4 condições: (i) de frente, de olhos abertos; (ii) de frente, de olhos fechados, (iii) de costas, de olhos abertos; (ii) de costas, de olhos fechados; com um cardiofrequencímetro colocado. Durante a instrução e a execução da tarefa, a mudança da FC esteve directamente associada ao grau de dificuldade da mesma, e nas condições sem informação visual o aumento de FC foi superior. A alteração da FC não pode ser exclusivamente justificada pela preparação para e pela execução motora da tarefa, porque a reactividade cardíaca nas condições sem informação visual é significativamente superior. A FC das crianças foi sensível à dificuldade da tarefa. A reactividade cardíaca observada sustenta o conceito cardíaco-somático e a hipótese de estarmos na presença de active coping.