Browsing by Author "Rocha, Neuza Saramago"
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- O efeito da organização espacial na prática de Hip Hop na sincronização entre crianças do pré-escolarPublication . Rocha, Neuza Saramago; Mercê, Cristiana; Catela, DavidA dança em grupo faz parte do comportamento e história humana. Dançar proporciona uma ligação espácio-temporal entre dançarinos denominada de sincronização. Esta sincronização é afetada por fatores e.g., visuais, auditivos e táteis. A literatura existente tem-se concentrado na ação desses fatores, verificando-se uma lacuna de investigação relativamente ao efeito da orientação espacial na sincronização em atividades de grupo como a dança e, especialmente, em crianças. A presente dissertação objetiva: i) desenvolver o programa de hip hop intitulado “Crianças +” direcionado a crianças em idade pré-escolar; ii) comparar a sincronia de grupo em crianças em idade pré-escolar durante a realização de uma coreografia de hip hop, entre duas organizações espaciais distintas, i.e., em xadrez e em círculo; iii) comparar a sincronia de grupo entre as diferentes organizações espaciais, antes e após a implementação do programa Crescer+. O programa de intervenção foi desenvolvido com base na checklist Consensus on Exercise Reporting Template (CERT) (Slade et al., 2016). Após o seu desenvolvimento o programa foi aplicado a 37 participantes com idades compreendidas entre 3 e 4 anos (4,29±0,57), dividas em dois grupos de intervenção (19 em xadrez e 18 em círculo). O estudo foi composto por três períodos de quatro semanas cada, sendo eles: um primeiro período de intervenção, um período de controlo sem intervenção e, por fim, um segundo período de intervenção no qual a organização dos grupos foi invertida. Foram realizados quatro momentos de avaliação: i) pré-teste, antes da primeira intervenção; pós-teste, após a mesma; iii) transfer, após o período de controlo, já com a inversão da organização espacial dos grupos; iv) segundo pós-teste, após a segunda intervenção. Os dados foram recolhidos de sensores inerciais posicionados acima do maléolo lateral do perónio dos participantes. A sincronia de grupo foi avaliada pelo método cluster phase analysis, com base na variável de velocidade angular. Este cálculo foi realizado para cada plano do movimento e momento de avaliação, tendo os seus resultados sido comparados entre grupos e momentos. Os resultados indicam que, no início, as crianças dispostas em círculo apresentaram uma dificuldade acrescida de sincronização entre os seus elementos comparativamente com as crianças dispostas em xadrez. No entanto, após a intervenção inicial, observou se uma tendência para a homogeneização da sincronia das crianças em círculo, evidenciando uma melhoria considerável das mesmas quando expostas a condições facilitadoras, i.e., organização em xadrez. A presente dissertação discute e apresenta o desenvolvimento de um programa de intervenção em hip hop, “Crianças +”, inovador pela idade da população-alvo, o qual pode ser replicado por profissionais de exercício físico. Concedendo informação sobre o efeito da organização espacial na sincronia de grupo durante a sua prática, com a organização em círculo a revelar-se como menos facilitadora da sincronia de grupo no início da intervenção, mas com uma maior capacidade de sincronia aquando da passagem para um contexto mais facilitador, i.e., de xadrez.