Browsing by Author "Ribeiro, Catarina Isabel Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e criançasPublication . Ribeiro, Catarina Isabel Mendes; Uva, MartaNuma primeira parte, o presente relatório pretende demonstrar e caraterizar o meu percurso pelos três estágios (jardim-de-infância, 1.º ciclo e creche) realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Numa segunda parte do trabalho, apresenta-se a investigação desenvolvida em torno da questão “Como motivar as crianças para a leitura na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico?”. Esta questão surgiu da prática de estágio em 1.º ciclo do ensino básico. Os objetivos da investigação foram conhecer as conceções de professores e educadores sobre a motivação para a leitura, tentando perceber como é que estes trabalham essa motivação e que estratégias utilizam. Por outro lado, tive também objetivos conhecer os hábitos e as perspetivas das crianças acerca da leitura, assim como identificar fatores que influenciam a sua motivação para esta atividade. A investigação a que a questão referida foi sujeita é de natureza qualitativa, tendo-se recorrido a entrevistas a duas professoras e a duas educadoras de infância, bem como a questionários a trinta e dois alunos do 1.º ciclo do ensino básico. A análise dos dados permitiu concluir que as educadoras e as professoras trabalham a motivação para a leitura com frequência, adotando algumas estratégias semelhantes. As crianças, na sua maioria, parecem estar motivadas e terem alguns hábitos de leitura.