Browsing by Author "Pedro, Sara Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância : estratégias utilizadas pelo educador de infânciaPublication . Pedro, Sara Pereira; Piscalho, IsabelEste relatório final tem como objetivo, entre outros, expor o meu percurso formativo ao longo do mestrado em Educação Pré-escolar onde são apresentadas e refletidas as experiências decorrentes dos estágios. É, também, apresentado um exercício investigativo realizado acerca das estratégias utilizadas pelo educador de infância na inclusão de crianças com necessidades educativas especais (NEE) no jardim-deinfância. Aqui, conhecem-se as conceções de NEE, de inclusão, do papel do educador, de pedagogia diferenciada e de estratégias consideradas promotoras de inclusão. Como recolha de dados privilegiou-se, inicialmente, a análise dos diários de bordo e reflexões que se revelaram importantes para, a par das leituras realizadas, identificar dilemas, procurar respostas e desenhar possíveis estratégias inclusivas. Para complementar estes resultados recorreu-se, num segundo momento, a entrevistas semidiretivas a educadoras e docentes da educação especial, comparando as suas perspetivas. Desta análise foi possível perceber que as educadoras estão sensibilizadas para esta temática e que são a favor da inclusão destas crianças nos contextos educativos regulares. De um modo geral, apurou-se que existe uma preocupação em incluir todas as crianças, assim como foi possível conhecer estratégias com esta finalidade. A comunicação e o trabalho colaborativo foram as mais citadas como forma da inclusão ocorrer com sucesso. Verificou-se, ainda, que a inclusão das crianças com NEE é benéfica não só para estas, mas para as restantes que contactam com elas. Como tal, cabe ao educador ser um agente inclusivo, procurando aplicar práticas diferenciadas na sua sala. No entanto, além do trabalho desenvolvido em sala não deve esquecer que deve sensibilizar e procurar desenvolver também um trabalho em parceria com as famílias de todas as crianças e com comunidade educativa.