Browsing by Author "Oliveira, Luciano Cedraz de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A política de inclusão e o percurso de formação profissional do estudante com deficiência no Instituto Federal de Educação : um estudo de caso do Campus PlanaltinaPublication . Oliveira, Luciano Cedraz deEssa pesquisa teve como foco a Política de Inclusão da Pessoa com deficiência (PcD) no quadro discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Na perspectiva de avaliação de políticas públicas, buscou-se compreender a organização e a oferta de educação profissional voltada para pessoas com deficiência (PcD) no Campus Planaltina. Neste sentido, se propôs discutir e analisar as estratégias adotadas e as ações necessárias para que a instituição torne-se mais inclusiva e acolhedora para essa parcela de estudantes que se encontram vulneráveis com dificuldades de terem seus direitos garantidos, inclusive aqueles referentes à educação e preparação para uma vida laboral ativa. Em outra frente, procurou contribuir para o fomento do debate junto à comunidade escolar no que se refere à participação ativa no momento em que a instituição trabalha na construção dos documentos norteadores de uma política para uma educação profissionalizante mais inclusiva, são eles: o Projeto Político pedagógico (PPP), o Projeto de Plano de Curso (PPC), além da atual rediscussão do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018. À luz da doutrina, considerou-se como inclusão educacional da pessoa com deficiência o acesso e o percurso na educação profissionalizante, ou seja, o ingresso, a permanência participativa e a conclusão exitosa. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso com abordagem essencialmente qualitativa, com a utilização de observação direta, entrevistas semidiretivas aplicadas aos autores envolvidos no processo educativo e análise de documentos institucionais e uma fase contou com questionário aberto. Os resultados obtidos na investigação demonstram que o campus ainda apresenta dificuldades em atender as demandas específicas dos estudantes com deficiência. O estudo revelou necessária a adoção de medidas que promovam desenvolvimento na acessibilidade física e comunicativa para a superação das barreiras arquitetônicas e atitudinais, assegurando o direito das pessoas com deficiência que ingressam em seus cursos profissionalizantes. Apurou-se que há consenso na comunidade escolar sobre a necessidade de mudanças ao nível das diretrizes institucionais que garanta a inclusão educacional de pessoas com deficiência, mas que preciso mobilizar a comunidade no que se refere a conhecer e difundir os mecanismos de participação dos sujeitos nas ações de gestão do IFB. Espera-se, por conseguinte, que este estudo e a intervenção que decorre dele contribua, de fato, para o desenvolvimento institucional e que favoreça progressos no processo de ingresso e na garantia do apoio à permanência dos alunos com deficiência na educação profissional, com vistas à sua formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho com vista à inclusão social.