Browsing by Author "Madeira, Ana Rita Cordeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Diferenciação pedagógica: conceções e práticas dos docentes de educação pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Madeira, Ana Rita Cordeiro; Cardona, Maria JoãoO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico e contempla o trabalho desenvolvido nos estágios em contexto de Creche e Jardim de Infância mas também no 1ºCiclo do Ensino Básico no 1º e 4ºano de escolaridade e ainda o meu percurso profissional e investigativo. Destes contextos emergiu a questão de investigação dirigida para a Diferenciação pedagógica e para as conceções e práticas dos/as educadores/as e professores/as do 1ºCiclo do Ensino Básico. Para esta investigação realizaram-se 7 entrevistas a 3 educadoras e a 4 professores/as do 1ºCiclo do Ensino Básico. Ainda neste sentido procurei investigar o que é que as/os educadoras/es e as/os professoras/os entendiam por diferenciação pedagógica, procurando também compreender as suas implicações na prática educativa. Com este estudo pretendi conhecer como concretizam na sua prática este tipo de pedagogia, nomeadamente ao nível da organização do ambiente educativo e também da planificação e avaliação, de forma a potenciar o sucesso das aprendizagens de cada criança. O relatório está dividido em duas partes, a primeira em que consta a caraterização dos estágios realizados em creche e jardim de Infância e no 1ºCiclo do Ensino Básico apresentando também o trabalho desenvolvido em cada um dos estágios. É feita uma avaliação das aprendizagens que foram mais significativas para o meu desenvolvimento profissional e de como a partir destes estágios surgiu a questão do estudo que escolhi realizar. A segunda parte do relatório apresenta a pesquisa realizada sobre o tema: diferenciação pedagógica, as conceções e práticas dos/as docentes de pré-escolar e dos/as professores do 1ºCiclo do Ensino Básico. Com a realização deste estudo consegui responder a dúvidas que sentia, percebendo melhor como se pode desenvolver uma diferenciação pedagógica assente em estratégias e princípios que valorizem as características de cada criança e promovam de forma mais eficaz a sua aprendizagem.