Browsing by Author "Lopes, Ana Rita Sequeira"
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- Conceções e práticas de Educação Intercultural em Pré-Escolar e 1.º CEBPublication . Lopes, Ana Rita Sequeira; Santos, LeonorO presente relatório, “Conceções e práticas de Educação Intercultural em Pré-Escolar e 1.º CEB”, pretende sintetizar as aprendizagens e vivências realizadas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem ainda como intenção refletir mais aprofundadamente sobre a temática da escola como espaço de encontro de diversidade cultural e as consequências dessa interação entre culturas. Mais concretamente, apresenta-se um estudo sobre os conhecimentos de profissionais destes níveis de ensino sobre o conceito de Educação Intercultural e uma recolha de estratégias utilizadas por docentes no ativo para melhorar a convivência, eliminar atitudes de preconceito racial e discriminatório, e promover a empatia entre alunos. Ao longo deste documento serão apresentadas duas partes: a primeira refere-se aos níveis de ensino onde realizei os vários estágios de ensino supervisionado, fazendo uma breve caraterização e contextualização do meu percurso académico nos estágios de Creche, Pré-escolar e do 1º Ciclo de Ensino Básico. A segunda parte refere-se à revisão da literatura e ao estudo empírico, onde procurei compreender os benefícios que a relação intercultural pode ter na vida da criança, dos encarregados de educação e dos próprios docentes. Foi também relevante perceber quais os obstáculos a esta interação e que estratégias as escolas e os professores podem adotar. Procurei fundamentar esta investigação recorrendo à informação disponível sobre a evolução do sistema educativo e documentos oficiais de ensino, referentes à diversidade cultural. O estudo empírico tem como base uma metodologia qualitativa, em que optei pela realização de entrevistas a professores de 1.º Ciclo e a educadores de infância, no ativo, no concelho da Amadora, que regista um índice elevado de diversidade cultural, referente à população escolar. A análise e reflexão sobre os dados recolhidos dizem-me que, no geral, os profissionais conhecem as características predominantes do conceito da educação intercultural e que a integração dos alunos de diferentes culturas está a ser feita de modo positivo. Foram registados, ainda, alguns inibidores, tais como o material pedagógico pouco adaptado à realidade cultural dos alunos. Os professores afirmam que, ao nível da formação sobre esta temática, há muito a fazer, pois apesar de lhe darem bastante importância, apenas na formação inicial tiveram contato ou frequentaram estas formações.