Browsing by Author "Leal, Ana Maria Soares Freire Pereira"
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- Evasão na educação profissional : estudo de caso de estudantes com necessidades específicas no Campus Taguatinga do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Leal, Ana Maria Soares Freire Pereira; Galinha, Sónia; Nascimento, FranclinA educação é direito social de todos e dever do Estado, assim como o acesso ao ensino para as pessoas com necessidades específicas deve ocorrer, preferencialmente, nas salas regulares, conforme determinado em lei. Reconhece-se que esse direito deve acontecer sem discriminação, com base na igualdade de oportunidades, já que todos devem receber o apoio necessário, para facilitar o processo educacional. Na contemporaneidade, vários são os dispositivos legais que garantem o direito à educação para todos. Apesar disso, convive-se com a evasão escolar, exigindo das instituições de ensino ações eficazes na mitigação desse fenômeno, que tem se intensificado. Enquadra-se nessa conjuntura a Educação Social e a necessidade de intervenção por parte dos educadores sociais, com a colaboração das instituições de ensino e da família, para juntos atuarem na prevenção e na atenuação das causas da evasão e do fracasso escolar. Dessa maneira, percebe-se o desafio posto na busca da permanência dos estudantes com necessidades específicas. Esta investigação apresenta o resultado do estudo de caso exploratório, mediante o qual se pretende compreender a resposta à questão da evasão escolar de estudantes com necessidades específicas na educação profissional, assim como entender a atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) no processo de permanência na escola. Nesse sentido, optou-se por desenvolver pesquisa enquadrada nas metodologias qualitativas por meio de coleta de dados, observação participante e entrevista semiestruturada gravada em áudio, em processo ético, confiável e com anonimato. O campo de estudo abrange pesquisa no Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília e a investigação envolve coleta de dados de nove participantes de ambos os sexos, com idades entre 16 e 41 anos, declarados quanto à cor, raça/etnia parda, branca e indígena, oriundos do estado de Goiás e de diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Os dados da pesquisa revelam que as principais causas da evasão estão relacionadas ao preconceito e à discriminação praticados por professores e à violência urbana nas proximidades do Campus. Depreendeu-se ainda desse estudo, que há comprometimento do Napne com o processo de promoção e permanência, porém esta atuação não é perceptível para os estudantes colaboradores, fazendo-se necessário maior divulgação das ações desenvolvidas pelo Núcleo. Os dados do estudo apontam como principais fatores para a promoção da permanência dos estudantes com necessidades específicas na Instituição, a importância da oferta dos programas de assistência estudantil, a melhoria da acessibilidade do Campus, a formação docente numa perspectiva inclusiva e não menos importante, a garantia da segurança pública. Portanto, considera-se que esses fatores são preponderantes para minimizar a evasão escolar.