Browsing by Author "Guedes, Sara Alexandra Xavier"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A educação inclusiva na prática de ensino supervisionada: o papel das narrativas no processo de (auto)formaçãoPublication . Guedes, Sara Alexandra Xavier; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Silva, Ana daO presente relatório síntese foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte diz respeito à caracterização e reflexão sobre as experiências e as aprendizagens adquiridas nos vários contextos de prática profissional. A segunda parte centra-se na componente investigativa, apresentando um exercício investigativo focado na reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática, com base num processo de autoformação a partir de narrativas. Este estudo de natureza qualitativa seguiu um processo investigativo-reflexivo-formativo. As narrativas de (auto)formação realizaram-se a partir de instrumentos de autorreflexão disponibilizados pelo Manual de Apoio à Prática de Educação Inclusiva (2018), sendo estes intitulados de Anexo 2, Anexo 7, Anexo 8 e Anexo 9. Os resultados indicam que as narrativas foram um importante suporte para o processo de investigação, reflexão e (auto)formação, uma vez que permitiram identificar dificuldades e potencialidades no exercício da prática pedagógica, concretamente, no que diz respeito à diferenciação educativa e desenho universal da aprendizagem, planificação e intencionalidade pedagógica.