Browsing by Author "Gil, Maria Carolina"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolarPublication . Gil, Maria Carolina; Santos, Maria LeonorO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, mais concretamente, na unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância. Primeiramente, são apresentados os estágios curriculares em creche e jardim de infância, onde se patenteia um resumo do trabalho desenvolvido no decorrer dos dois semestres. Concomitantemente, são destacadas algumas aprendizagens concretizadas ao longo deste percurso. Também, neste capítulo, é apresentada uma breve reflexão em torno da construção do processo investigativo. A prática pedagógica aqui apresentada dá especial destaque ao domínio da linguagem oral, por ter sido neste que se desenvolveu o nosso trabalho de investigação. A pesquisa efetuada desenvolveu-se em torno do tema “Desenvolvimento da linguagem oral e interação educador-criança na Educação Pré-Escolar”. Contudo, no desenvolvimento da prática pedagógica e educativa houve uma articulação com as diversas áreas de conteúdo definidas para a educação pré-escolar. Relativamente ao enquadramento teórico este encontra-se organizado em três temáticas fundamentais: (i) Desenvolvimento da linguagem oral na educação pré-escolar; (ii) Interação educador – criança na educação pré-escolar e desenvolvimento da linguagem oral; e (iii) Interação escola – família no desenvolvimento da linguagem oral. Dada a natureza do objeto de estudo, a metodologia de investigação segue uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso, assente na análise de interações orais da rotina diária no jardim de infância. Foram proporcionados diversos momentos de comunicação oral com o grupo de crianças, com vista a um desenvolvimento da linguagem oral significativo, através da escuta e do diálogo.