Browsing by Author "Garcia, Ana Paula Duarte"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O professor/educador como gestor da autoridade e dos afetos no processo de ensino-aprendizagemPublication . Garcia, Ana Paula Duarte; Cardona, Maria João; Uva, MartaO presente trabalho pretende dar a conhecer as experiências vivenciadas nos vários contextos de estágio (Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico), assim como as aprendizagens mais significativas que nestes realizei como futura profissional de ensino. Como é habitual da prática docente, várias questões vão surgindo ao longo do tempo de acordo com as situações vivenciadas. Assim sendo, uma das questões que me suscitou curiosidade foi saber como conciliar dois aspetos que considero fundamentais no processo de ensino-aprendizagem: o afeto e a autoridade. Neste sentido foi efetuada uma pesquisa em que através da utilização de entrevistas semiestruturadas a crianças e docentes do Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, procurei estudar: 1) A visão dos alunos acerca do professor tendo em conta as dimensões afetiva e autoritária do seu desempenho. 2) O papel que o professor/educador tem e/ou deve ter como gestor da autoridade e do afeto dentro da sala de aula. A análise dos dados foi efetuada através da técnica de análise de conteúdo. Como principais conclusões do estudo efetuado, é possível afirmar que os alunos dão tanta importância ao professor como figura de autoridade como ao professor como figura de afeto, revelando que estes dois papéis são necessários no seu processo de aprendizagem. Também os adultos entrevistados revelaram que é necessário desenvolver um trabalho que exija responsabilidade e respeito, defendendo que tanto os afetos como as regras são necessários no processo de ensino-aprendizagem das crianças, como alunos e cidadãos.