Browsing by Author "Galinha, Sónia"
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- Dados do Projeto "They Day Life Span Nowadays project” associados à proteção e promoção de um ciclo de vida de qualidade Perceções dos educadores/ técnicos superioresPublication . Galinha, Sónia; Carvalho, Olivia; São João, Ricardo; Morales Calvo, SóniaEm recorte, é objetivo desta comunicação apresentar dados de um estudo qualitativo parcial do "They Day Life Span Nowadays project” realizado através da aplicação de um inquérito por entrevista semiestruturada (n=6 técnicos/ especialistas/educadores, idade=24-49, feminino, região centro esul de Portugal, de conveniência) e um focus group, assim como da aplicação de instrumento sociodemográfico questionário com identificação de género, idade, formação superior e experiência (2-23 anos serviço). Os dados obtidos apontaram para necessidades de formação e para a modelação de programas de formação- demonstraram a necessidade do foco na educação/ pedagogia e direitos; níveis de funcionalidade e autonomia, tarefas do cuidado; esperança; redes de apoio, equipas multidisciplinares e respostas sociais.
- Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15):uma ferramenta de rastreio da depressão em idososPublication . São João, Ricardo; Galinha, Sónia; Carvalho, OliviaO projeto The Day Life Span Nowadays (2022–2030) tem como foco a análise de questões relacionadas com a proteção e promoção de um ciclo de vida saudável em grupos vulneráveis. Neste contexto, foi aplicada a Escala de Depressão Geriátrica [EDG-15] para avaliar a Sintomatologia Depressiva (SD) num grupo de utentes ERPIs.
- Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15):uma ferramenta de rastreio da depressão em idososPublication . São João, Ricardo; Galinha, Sónia; Carvalho, OliviaObjetivo da Escala : Avaliar sintomas depressivos em pessoas idosas de forma rápida e simples ; Foco em rastreio, não diagnóstico ; Útil em contextos clínicos, comunitários e institucionais
- Sintomatologia depressiva em idosos : resultados da EDG-15 no Projeto They Day Life Span NowadaysPublication . São João, Ricardo; Galinha, Sónia; Carvalho, OlíviaIntrodução: O projeto The Day Life Span Nowadays (2022–2030) tem como foco a análise de questões relacionadas com a proteção e promoção de um ciclo de vida saudável em grupos vulneráveis. Neste contexto, foi aplicada a Escala de Depressão Geriátrica [EDG-15] para avaliar a Sintomatologia Depressiva (SD) num grupo de utentes ERPIs. Objetivos: i) analisar a relação entre SD e variáveis sociodemográficas; ii) avaliar a prevalência de depressão geriátrica como suporte à criação de programas formativos para equipas multidisciplinares. Metodologia: Amostra por conveniência com 162 utentes de duas ERPI no território continental. Caracterização sociodemográfica realizada através de percentagens. Para a análise de associação, recorreu-se aos testes Qui-Quadrado e Exato de Fisher. Associações significativas foram avaliadas com o coeficiente V de Cramer. Foi fixado um erro de 5%. Resultados: Distribuição equilibrada dos sexos (49,38% F; 50,62% M) com a maioria dos utentes entre 65–74 anos (70,99%). Quanto ao estado civil, 54,94% eram casados, 24,07% viúvos, 11,11% separados, 7,41% solteiros e 2,47% em união de facto. No que respeita à SD, 83,33% não apresentaram sintomas, 11,73% revelaram depressão ligeira e 4,94% depressão severa. Não se verificou associação entre SD e o sexo (p = 0,74), mas encontraram-se associações significativas com a faixa etária (p = 0,003) e o estado civil (p < 0,001), com intensidades forte (V = 0,22) e muito forte (V = 0,32), respetivamente. Conclusões: Salienta-se 11,73% com depressão ligeira e 4,94% depressão severa. A análise confirma os dados qualitativos do projeto, apontando para a necessidade de formação das equipas em torno de uma abordagem de desenvolvimento de estratégias personalizadas de promoção da saúde e do bem-estar focadas na melhoraria da qualidade de vida com impacto para o propósito de vida.
- Teachers’ perspectives regarding outdoor STEAM educationPublication . Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Paz-Beirante, David; Portelada, António; Clara Martins, Maria; Galinha, SóniaIn recent years, there has been a burgeoning interest in the interdisciplinary educational approach known as Science, Technology, Engineering, Arts/Humanities, and Mathematics (STEAM). This trend is grounded in the demonstrably positive impact this approach has on children and young people's attitudes and learning outcomes, as well as the imperative to foster their curiosity and engagement with the content encompassed by these academic domains. Recognizing this imperative, scholarly literature emphasizes the development of interdisciplinary pedagogical strategies, beginning from the earliest stages of education, anchored in pertinent social and cultural contexts. Outdoor environments and natural settings assume particular significance in this educational paradigm, providing a rich backdrop for outdoor learning experiences. These settings facilitate exploration, inquiry, observation, debate, manipulation, and a reconnection with the natural world through sensory engagement. There is a vast body of evidence that shows the beneficial effects of outdoor education on students' academic achievement in science, critical thinking skills, enthusiasm for learning, and intrinsic motivation. Furthermore, exposure to nature confers physical and psychological well-being benefits. Consequently, the immersive and experiential nature of outdoor education is anticipated to foster students' holistic development and welfare while fostering a meaningful connection to STEAM subjects. By enhancing students' interest and involvement in these activities, outdoor education holds promise for cultivating a deeper appreciation and engagement with STEAM learning. To achieve this goal, a questionnaire was distributed among a selection of schools in a Portuguese city, aiming to elucidate how educators utilize outdoor spaces within their school premises. Regarding the educational opportunities afforded by these outdoor environments, a majority of teachers express agreement that conducting activities in such spaces promotes the development of diverse skills, facilitates interdisciplinary and collaborative endeavours, nurtures inclusive learning environments, encourages interaction with nature, and engages students sensorially, thereby fostering their holistic development. While acknowledging the benefits of interdisciplinary activities, most respondents highlight constraints in their implementation, citing the rigidity and length of the curriculum framework, the imperative for teacher training, the lack of time for collaborative planning, and the inadequacy of available materials and resources. Concerning STEAM activities in outdoor settings, the majority of respondents recognize the value of such initiatives and express readiness to participate in associated training programs.
