Browsing by Author "Fragoso, Ana Rita Ribeiro"
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- O papel do educador e do professor na promoção da autonomia nas crianças em contexto educativoPublication . Fragoso, Ana Rita Ribeiro; Luís, HelenaEste relatório centra-se no papel do educador e do professor na promoção da autonomia nas crianças em contexto educativo. Este relatório visa dilucidar sobre o percurso formativo e investigativo elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório divide-se em quatro capítulos, o primeiro refere-se aos estágios, o segundo refere o enquadramento teórico, o terceiro debruça-se sobre os aspetos metodológicos e o quarto refere-se à discussão dos resultados. O presente estudo adotou uma abordagem essencialmente qualitativa com o aporte de alguns dados de natureza quantitativa. Tendo como finalidade concretizar os objetivos principais propostos inicialmente: Compreender que estratégias os educadores e os professores usam para promover a autonomia das crianças em idade pré-escolar e 1.º CEB; Identificar o empenho do adulto tendo em conta a categoria: autonomia; Caracterizar o papel das rotinas diárias como potenciadoras da promoção da autonomia das crianças; Entender a importância da relação escola-família, no que respeita à promoção da autonomia da criança. O estudo de caso qualitativo procurou compreender em que consiste a autonomia e quais as perspetivas dos participantes na investigação, tendo em conta as suas experiências, vivências e interpretações. Para a recolha de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, grelhas de observação do empenhamento do adulto e também o inquérito por questionário realizado às famílias para que se pudesse constatar a importância da ligação escola-família na promoção da autonomia das crianças. Os resultados dos dados recolhidos mostram que tanto a educadora de infância como as professoras de 1.º CEB adotam a diferenciação pedagógica como princípio de atuação no que diz respeito à promoção da autonomia das crianças. Como contributos para o gradual desenvolvimento da autonomia, as rotinas diárias e as regras de funcionamento da sala foram nomeadas como essenciais. Os dados obtidos permitem-nos concluir que os resultados deste estudo vão ao encontro da literatura consultada onde é salientada a importância das rotinas para o desenvolvimento pessoal e da aprendizagem das crianças. Deste modo é importante envolver as crianças no ambiente escolar e familiar e proporcionar oportunidades de escolha e participação para um adequado desenvolvimento da sua autonomia.