Browsing by Author "Fonseca, Andreia Duarte da"
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- Rendições em Natação Pura Desportiva: Estafetas e Programa de TreinoPublication . Fonseca, Andreia Duarte da; Conceição, Ana; Louro, HugoRESUMO: A natação pura é das modalidades mais estudadas (Vilas-Boas, 2010). Contudo, no âmbito das estafetas em NPD existe uma escassez de investigação e mais concretamente em rendições. Um dos desafios é minimizar o tempo de saída do atleta do bloco com o outro que toca na parede, assim focamo-nos no estudo das habilidades visuais nas rendições em NPD, parecendo-nos relevante estudar a análise cognitiva para a ação motora, verificando a aplicação de um programa de treino de perceção visual nas rendições. O objetivo é verificarmos em que medida é que através da utilização de um programa de treino em seco/complementar, a técnica da rendição nas estafetas de 4x100m livres existem melhorias no tempo ao bloco durante a competição. A amostra foi composta por 28 nadadores portugueses (N=28) com idade 15.71±2.10 anos, 12 do sexo masculino (17± 1.83 anos; 72.64±7.04 kg; altura: 177.5±4.37 cm; anos de prática: 8.08±2.36) e 16 do sexo feminino (14.75±1.75 anos; 52.88±6.64 kg; altura: 160.56±5.83 cm; anos de prática: 5.94±2.01). O programa de treino das rendições foi desenvolvido com base num estudo piloto previamente testado. Foi aplicado um programa de treino com recurso a um software durante quatro semanas antes da competição, testando antes e após o programa, com o objetivo de verificar os efeitos do treino. Os procedimentos da recolha avaliam os principais efeitos da intervenção do programa de treino (1-4) e a distância de oclusão (2.5m, 5m e 7.5m) na diferença de tempos, e os efeitos de treino no ao bloco de partida (antes e depois do programa de treino) em ambos os géneros, assegurados pela análise de variância ANOVA. A distribuição normal foi confirmada com o teste de D’Agostino-Pearson. A variação da variável dependente pela variável independente baseou-se no uso do tamanho parcial do efeito sugerido de eta-squared, Cohen (1988) f de 0.1, 0.25 e 0.4, como pequeno, médio e grande, respetivamente. Anaconda e IPython foram utilizados para todos os cálculos (Continuous Analytics, 2016), com exceção das análises ANOVA realizadas com o Pacote Estatístico para Ciências Sociais (IBM SPSS 23.0). Os dados foram armazenados e organizados usando Pandas (McKinney & outros, 2010) e NumPy (Walt, Colbert & Varoquaux, 2011). O nível de significância foi definido em p≤ .05. Rendições em Natação Pura Desportiva- Estafetas e Programa de Treino | 2018 ESDRM ||| Mestrado em Desporto, Especialização em Treino Desportivo v No que concerne à diferença de tempos entre o tempo real e o tempo estimado, as nadadoras apresentaram um efeito significativo no treino para a diferença de tempo (F (3.45) = 4.204, p ≤ 0.05, ɳ2p = 0,219) e um efeito significativo na distância de oclusão (F (2.30) = 4.761, p ≤.05, ɳ2p = 0.241), no entanto, não houve diferenças significativas na interação destes dois fatores tanto na distância como no efeito de treino em relação à diferença de tempo (F (6.66) = 1.353, p> .05). Por outro lado, nos nadadores não houve um efeito significativo no treino para a diferença de tempo (F (3.33) = 0.716, p> 0.05), mas entre as distâncias de oclusão existiram diferenças (F (2.22) = 4.438, p ≤.05, ɳ2p = .287), a interação dos dois fatores não revelou efeito significativo (F (6.66) = 1.439, p> .05). No que toca à diferença do tempo ao bloco durante a competição, após o desenvolvimento do treino não foram observadas diferenças significativas (F (1.47) = 0.562, p> 0.05, ɳ2p = 0.012) nas nadadoras, embora tenha havido uma diminuição do tempo ao bloco de partida (TB antes: 0.69±0.17 s para TB após: 0.67±0.10 s), representando uma melhoria de 0.02 s ou 2.89% em relação ao TB antes. Os nadadores do sexo masculino apresentaram uma melhoria maior no tempo ao bloco após o treino com diferenças significativas (F (1.35) = 4.069, p = 0.05, ɳ2p = 0.102), onde foi observada uma diminuição de 0.11 s ou 18.6% em relação ao tempo ao bloco antes (TB antes: 0.59±0.20 s para TB após: 0.48±0.23 s). De forma a esclarecer a dinâmica do programa de treino e as suas componentes evidencia-se que este poderá auxiliar os treinadores reduzindo o tempo de treino na água e constituindo-se como uma alternativa para os atletas explorarem autonomamente, sendo possível aplicá-lo no treino em seco ou em casa.