Browsing by Author "Ferreira, Henrique Aguiar"
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- Conceções das crianças do ensino básico sobre a identidade "mouro" decorrentes do ensino do período da reconquista cristãPublication . Ferreira, Henrique Aguiar; Tavares, Teresa ClaúdiaNo primeiro, documento a contribuição dos estágios integrados na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Primeiro Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no Segundo Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento e obtenção de competências profissionais e pessoais. No segundo, apresento uma pesquisa-intervenção referente às conceções das crianças do Ensino Básico sobre a identidade “mouro” decorrentes do ensino do período da Reconquista Cristã. A pesquisa-intervenção questionou em que medida o ensino sobre o período da Reconquista Cristã a crianças portuguesas de uma comunidade de maioria cristã influencia a conceção destas sobre a identidade “mouro” e sobre a sua própria identidade de portuguesas. A investigação baseou-se na interação da análise da documentação curricular pertinente com a observação de dinâmicas de aula, uma intervenção em que as crianças ilustraram personagens e eventos de um conto que retratava um conflito mouro/cristão e a análise de respostas a um inquérito em linha sobre esse mesmo conto. Embora o caráter introdutório desta investigação, a reduzida amostra de crianças do 1.º CEB e a ainda mais reduzida do 2.º CEB impeça a generalização dos resultados, estes levam a concluir que as crianças constroem a sua conceção de “mouro” a partir do que lhes é previamente ensinado na escola no conteúdo programático “Reconquista Cristã” e, no caso de não terem presentes os conteúdos deste ensino, a partir das representações de “mouro” que buscam e encontram na internet. O produto final deste ensino - que coincide com as representações da internet - é o “mouro” ser para estas crianças apenas o membro de um grupo que luta contra os membros de um outro grupo, o grupo dos cristãos, com o qual implicitamente se identificam. O “mouro” é para elas o “Outro”, o oponente. No terceiro e último capítulo reflito sobre o percurso cognitivo e pedagógico que efetuei durante a elaboração deste trabalho e sobre a influência deste processo de elaboração, em si, na minha formação para a docência.