Browsing by Author "Duarte, Carlos Manuel Henriques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção na equipa sénior do União de TomarPublication . Duarte, Carlos Manuel Henriques; Costa, João PauloEste relatório enquadra-se no segundo ano do Mestrado em Desporto – Especialização em Treino Desportivo, após ter terminado o estágio académico no União de Tomar, nas épocas 2012 / 2013 e 2013 / 2014. A atividade de estágio no contexto da modalidade de futebol, visa o desenvolvimento de um conjunto de competências essenciais ao desempenho da função de treinador, bem como proporciona a oportunidade de aplicar saberes adquiridos ao longo do percurso académico. O estágio no União de Tomar foi desenvolvido com base em três atividades: 1. Atividade principal: treinador adjunto na equipa de futebol Sénior, durante as épocas 2012 / 2013 e 2013 / 2014; 2. Atividades Complementares: 2.1 Treinador Principal Época 2012 / 2013 – Sub10; Época 2013 / 2014 – Sub15. 2.2 Apoio à coordenação do futebol jovem, épocas 2012 / 2013 e 2013 / 2014. Para além da caracterização do contexto e dos objetivos de estágio, neste documento estão expressas todas as estratégias de intervenção profissional, especialmente ao nível do planeamento, periodização, operacionalização e caracterização do processo de treino sustentadas e fundamentadas em bibliografia de autores de referência. Da análise da caracterização dos exercícios referente às 117 unidades de treino realizados na época 2013 / 2014, destacamos o facto de acordo com a classificação de (Queiroz, 1986) 56 % do volume total de exercícios é da categoria Exercícios Fundamentais, podemos concluir por isso que existe uma predominância de exercícios com grande identidade com o jogo, ou seja similares ou idênticos aos contextos competitivos que a modalidade em si encerra, ideia essa reforçada com a classificação taxonómica de (Castelo, 2003) que apresenta 53 % do volume total dos exercícios pertencentes a Exercícios Específicos de Preparação. As preocupações no decorrer do estágio académico, foram essencialmente o desenvolvimento de competências fundamentais ao nível da intervenção técnico-pedagógica, bem como aprofundar conhecimentos na área da organização do jogo de futebol e no planeamento e operacionalização do processo de treino e construção do modelo de jogo, com base em bibliografia de autores de referência. Podemos então concluir que estágio foi extremamente benéfico para a minha formação, pois proporcionou, o desenvolvimento de competências e conhecimentos fundamentais para o desempenho da atividade profissional de treinador.