Browsing by Author "Dias, Marta Filipa Paulino"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógicaPublication . Dias, Marta Filipa Paulino; Uva, MartaEste relatório síntese de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, interligando as experiências vividas nos vários contextos de estágio e todo o desenvolvimento do percurso investigativo. A dimensão investigativa foca-se nas conceções das crianças e dos docentes sobre o processo de aprendizagem e diferenciação pedagógica. Este estudo permite compreender e aprofundar as caraterísticas de uma pedagogia diferenciada, com enfoque no sucesso da aprendizagem das crianças. Por meio de um estudo de caráter qualitativo, pretendeu-se conhecer as perspetivas dos participantes, nomeadamente de 4 alunos do 1º ano de escolaridade, 2 professoras de 1º CEB, 1 professora de educação especial e 2 educadoras de infância acerca da aprendizagem e da diferenciação pedagógica. Estas perspetivas foram recolhidas através da realização de entrevistas semiestruturadas, levando a verificar as conceções e formas de intervenção de cada docente e como é que implementam a diferenciação na sua prática perante a diversidade existente em sala de aula. Com este trabalho de pesquisa foi possível analisar e relacionar diferentes conceções acerca do conceito de diferenciação pedagógica, bem como um leque diversificado de estratégias adotadas pelos docentes. No caso das crianças, foram identificadas perspetivas muito singulares sobre a aprendizagem. A forma como o professor planeia e organiza as situações de aprendizagem determina, inevitavelmente, a aprendizagem, ou seja, se o docente conhecer o aluno, as suas potencialidades e dificuldades e desenvolver uma abordagem inclusiva, centrada nas suas necessidades específicas, implementando estratégias pedagógicas diferenciadas, o aluno irá certamente construir uma aprendizagem significativa.