Browsing by Author "Dias, Mariana Lobo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relevância atribuída pelos/as educadores/as de infância às áreas de conteúdo: implicações da Teoria das Inteligências Múltiplas em contexto de pré-escolarPublication . Dias, Mariana Lobo; Seixas, SóniaO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, divide-se em dois grandes capítulos: o primeiro destes é uma reflexão às três práticas pedagógicas realizadas durante o mestrado, apresentando os projetos implementados, algumas das suas atividades e o processo de desenvolvimento pessoal. O segundo capítulo concerne à dimensão investigativa, orientada por duas questões: “Pode-se estabelecer uma relação entre as áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para o Pré-Escolar (OCEPE) e as inteligências múltiplas de Howard Gardner?” e “Como são trabalhadas as áreas de conteúdo pelos educadores de infância no pré-escolar?”. No decorrer desta pesquisa foi utilizada a metodologia quantitativa, recorrendo-se a inquéritos por questionário aplicados a uma amostra de 107 educadores/as de infância. As principais conclusões da pesquisa indicam que existe uma relação, mesmo que indireta, entre as áreas de conteúdo das OCEPE e a teoria de Gardner. Aproximadamente metade dos educadores de infância atribuem a mesma relevância a todas as áreas de conteúdo, enquanto que os restante mostraram ter prevalência por duas das áreas de conteúdo.