Browsing by Author "Coelho, Maria Manuela Sarmento"
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- Conteúdo informativo do resultado anual na Euronext LisbonPublication . Lourenço, António José dos Santos Morão; Coelho, Maria Manuela SarmentoNo presente artigo analisa-se o conteúdo informativo do resultado líquido contabilístico divulgado anualmente pelas empresas cotadas em Portugal. Após os desenvolvimentos teóricos ocorridos na década de cinquenta, que objectivamente lançou as bases da moderna teoria financeira, o papel da informação contabilística e financeira nos mercados de capitais tem sido uma das áreas mais estudadas das finanças, tendo dado lugar a um importante conjunto de trabalhos de investigação. Os resultados destas investigações mostraram que a contabilidade financeira era um elemento relevante para os investidores. Neste trabalho de investigação procura-se explicar as variações anormais do rendimento bolsista, observadas à volta do anúncio de resultados líquidos contabilísticos anuais, e assim, determinar se aqueles são úteis em termos de avaliação bolsista. Pretende-se, desta forma, verificar a persistência dos resultados líquidos divulgados e o impacto em resultados futuros. As conclusões do estudo evidenciam que os resultados anuais positivos e negativos estão fortemente associados com o rendimento anormal das acções. Os resultados líquidos positivos relacionam-se com os rendimentos anormais ao nível da sua variação enquanto que, os resultados líquidos negativos se associam com o nível do resultado divulgado e com a variação daqueles.
- Divulgação de resultados anuais e rendimento de acçõesPublication . Lourenço, António José dos Santos Morão; Coelho, Maria Manuela SarmentoNeste artigo analisa-se empiricamente o efeito da divulgação do resultado líquido contabilístico anual no mercado bolsista português. Examina-se o comportamento dos preços das acções quando a divulgação de resultados é feita pelos gestores e quando da assembleia geral anual das empresas. Os resultados obtidos, numa janela compreendida entre 15 dias antes do anúncio dos resultados e 15 dias após aquela data, mostram que: (a) No dia da divulgação anual de resultados feita pelos gestores das empresas têm efeitos positivos e negativos que não são significativos; (b) Quando a divulgação é feita através de assembleia-geral anual evidencia idênticos efeitos não significativos na data da mesma, com excepção do exercício de 1999; (c) Os rendimentos anormais acumulados na janela compreendida entre o 2º dia após o evento e o 15º dia são sempre significativos seja qual for o evento seleccionado.