Browsing by Author "Coelho, Carla Sofia Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Prática pedagógica em educação de infância : consciência fonológica e desenvolvimento de competências orais e escritasPublication . Coelho, Carla Sofia Marques; Santos, Leonor; Uva, MartaO presente trabalho sumariza essencialmente a minha frequência no Mestrado em Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde, primeiramente, abordo o meu percurso profissional ao longo dos três estágios que realizei e de seguida, aprofundo uma questão investigativa que surgiu ao longo dos mesmos. A primeira parte retrata aquilo que vivi como Educadora de Infância e professora de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em contexto de sala. É nesse sentido que abordo as minhas angústias, conquistas, trabalho desenvolvido com as crianças e as questões que foram surgindo ao longo da minha prática. Quanto à segunda parte deste trabalho, aborda e desenvolve uma questão que surgiu da minha prática, isto é através das minhas dúvidas e indo ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, procurei investigar qual o contributo da consciência fonológica para o desenvolvimento de competências orais e escritas em crianças em idade de Pré-escolar e 1º CEB. Através da metodologia de investigação-ação foi desenvolvido um trabalho colaborativo entre mim e as crianças, a fim de alcançar os objetivos propostos, identificar o papel da consciência fonológica no desenvolvimento de competências orais e escritas de crianças dos 3 aos 7 anos e os modos de promoção da consciência fonológica em crianças em Pré-escolar e 1º CEB com vista ao desenvolvimento de competências orais e escritas. E ainda contribuir para o desenvolvimento de aptidões para profissionais de educação. Assim sendo, este trabalho consiste na reflexão sobre a aprendizagem de uma prática profissional nos vários contextos inseridos no Mestrado e sobre o contributo da Consciência Fonológica no desenvolvimento de competências orais e escritas nas crianças em pré-escolar e 1º ciclo, bem como em apresentar atividades de suporte que visam esse desenvolvimento.