Browsing by Author "Botelho, Irina Alexandra Fontes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência das questões de género nos resultados escolares das criançasPublication . Botelho, Irina Alexandra Fontes; Cardona, Maria JoãoO presente relatório tem como principal objetivo apresentar e refletir as aprendizagens e experiências vividas ao longo da minha formação académica. É constituído por duas partes: uma primeira que reúne todas as experiências vivenciadas durante os estágios curriculares, nomeadamente em contexto de Jardim de Infância, 1º Ciclo do Ensino Básio e em Creche; uma segunda parte que apresenta a pesquisa que realizei. Esta pesquisa foi realizada com a preocupação de estudar o modo como as questões de género influenciam nos resultados escolares dos alunos e alunas. Os seus principais objetivos são: estudar as diferenças de comportamento entre rapazes e raparigas no jardim-de-infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico, segundo o ponto de vista das docentes; estudar a forma como estas diferenças interferem (ou não) nos resultados escolares dos rapazes e das raparigas; estudar o papel que os educadores/professores e educadoras /professoras podem ter na promoção de uma maior igualdade de oportunidades e de participação entre rapazes e raparigas a nível dos resultados escolares e do desempenho social. A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa (sendo realizados inquéritos por entrevista aos alunos e alunas e às professoras e à educadora de infância) e quantitativa, sendo feita uma análise estatística das fichas de avaliação do 1º período letivo dos alunos do 3º e do 4º ano. A pesquisa foi desenvolvida numa escola de 1º ciclo do ensino básico, com jardim de infância englobado, especificamente a cinco alunas e a cinco alunos do 3º e do 4º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, assim como a duas docentes e a uma educadora de infância. Os resultados mostram que, de um modo geral, existem diferenças de comportamento entre rapazes e raparigas assim como diferenças nos seus resultados escolares. Promover uma maior consciência na forma como as diferenças de género afetam os resultados escolares das crianças aparece como uma preocupação que necessita ser alvo de uma maior atenção desde a formação inicial. Como futura educadora e professora este trabalho ajudou-me a aprofundar os conhecimentos sobre esta temática, trabalho que vou continuar a desenvolver.