Browsing by Author "Borges, Paulo"
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- Experiência vivencial em psicologia do desporto no contexto clínicoPublication . Borges, Paulo; Silva, CarlosResumo O presente documento constitui o relatório final da unidade curricular estágio relativo ao 2.º ano do Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício, efetuado com vista à obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e Exercício (obtenção dos restantes 15Ects). Basicamente, este estágio focou dois domínios de Intervenção decorrentes da integração de uma equipa constituída por duas Psicólogas Clínicas (ao que se iria juntar uma terceira no decorrer do meu estágio). O 1.º domínio de intervenção focado, foi no âmbito da avaliação psicológica de condutores em que diariamente os psicólogos (eu incluído, após período de aprendizagem durante duas manhãs) efetuavam avaliações periciais de condutores de todas as categorias, no que concerne à obtenção ou renovação das licenças da carta de condução. O 2.º domínio focou a intervenção psicológica com um atleta jovem da modalidade de Muay Thai. Foi nossa intenção, com este trabalho, aplicar os conhecimentos e competências adquiridas ao longo deste percurso académico, demonstrando o sentido de responsabilidade, autonomia, criatividade, partilha, assertividade, bem como o respeito pelos princípios que regem a profissão: a ética e deontologia dos psicólogos enquanto profissionais.
- Perfil psicológico de condutores do distrito de Lisboa - comparação entre categorias B e D: áreas percetivo-cognitiva, psicomotora e psicossocialPublication . Borges, Paulo; Silva, CarlosResumo O presente trabalho insere-se na pesquisa quantitativa e pretende destacar e analisar o Perfil Psicológico dos Condutores nas áreas, percetivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial. Para tal utilizou-se uma metodologia quantitativa, de natureza exploratória e descritiva. Para concretizar o presente estudo recorre-se a uma amostra aleatória, com um total de 82 participantes – 41 condutores de Categoria B e 41 da Categoria D. A amostra apresenta requisitos de inclusão. Desta forma, apenas foram considerados os sujeitos maiores de 21 anos de idade, pois aqueles com idade inferior detêm o título provisório de condução e, na categoria D, a candidatura só pode ser efetuada a partir dessa idade; Possuir licença de condução; Residir no distrito de Lisboa e, possuir Nacionalidade Portuguesa. Definiram-se como principais objetivos: Analisar e caracterizar o perfil Psicológico dos condutores profissionais portugueses (Categoria B -Averbamento grupo II, motorista de Táxi e D- Transporte coletivo de passageiros); Analisar e caracterizar o tempo médio de resposta e de número de erros em provas de avaliação da coordenação nos condutores profissionais portugueses (Categoria B -Averbamento grupo II, motorista de Táxi e, D- Transporte coletivo de passageiros); Verificar se existem diferenças no perfil Psicológico dos condutores profissionais portugueses entre as Categorias B (Averbamento grupo II, motorista de Táxi) e D (Transporte coletivo de passageiros); Verificar se existem diferenças no tempo médio de resposta e de número de erros em provas de avaliação da coordenação, nos condutores profissionais portugueses entre as Categorias B (Averbamento grupo II, motorista de Táxi) e D (Transporte coletivo de passageiros); Correlacionar o perfil psicológico dos condutores das diferentes categorias, com o tempo médio de resposta e o número de erros em provas de avaliação de coordenação; Identificar as principais caraterísticas que possam conduzir a um número de condutores com perfil positivo de condução. Para a recolha dos dados, recorreu-se a dois instrumentos. O primeiro é uma entrevista estruturada, como meio de obter os dados demográficos do condutor, contendo: o tipo de avaliação que o condutor ou candidato necessita; a(s) categoria(s) que pretende renovar ou obter; os elementos de identificação pessoal: cartão de cidadão, n.º de contribuinte, n.º de licença de condução e, profissão.O segundo instrumento (Bateria de Avaliação Psicológica para Condutores - BAPCON) é de Silva e Sá (2010), explicando que é uma bateria de provas que tem por base a avaliação psicológica de condutores dos grupos 1 e 2 definidos pelo regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC), anexo ao Decreto-lei 313/2009 de 27 de Outubro. Perante o objetivo do estudo e a revisão de literatura e, para apurar o estado da arte do tema em questão, levantou-se a hipótese: A população de condutores da Categoria D (Transporte Coletivo de Passageiros) do distrito de Lisboa apresenta um perfil Psicológico com níveis superiores, em relação à população de condutores da Categoria B (Taxistas- Averbamento Grupo II). Os resultados demonstraram que a população de condutores da Categoria D (Transporte Coletivo de Passageiros) do distrito de Lisboa apresentam um perfil psicológico com valores mais elevados do que a população de condutores da categoria B (Taxistas- Averbamento Grupo II).