Mestrado em Desporto - Educação Física Escolar
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Browsing Mestrado em Desporto - Educação Física Escolar by Author "Silva, Nuno"
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- Aplicação de Modelos Teóricos Motivacionais ao Contexto da Educação Física: Estudo da Relação entre o Clima Motivacional, a Regulação do Comportamento e a Avaliação do Desempenho do AlunoPublication . Silva, NunoResumo Estudo Um: Validação Preliminar de um Questionário para avaliar a perceção do clima motivacional dos alunos nas aulas de Educação Física A Teoria dos Objetivos de Realização, inicialmente aplicada ao contexto da educação, tornou-se bastante popular no contexto do desporto, estando na base de diversos estudos sobre a motivação dos sujeitos. Esta teoria baseia-se na existência de dois grupos de objetivos de realização: orientação para a tarefa ou para o ego, pelos quais os sujeitos avaliam a sua competência e definem o sucesso da sua participação numa determinada atividade num contexto específico de realização, tendo por base critérios diferenciados. Segundo vários autores, esta teoria centra-se também na forma como os sujeitos percecionam o contexto social no qual atuam, pelo que o clima motivacional irá influenciar os objetivos da ação para uma determinada orientação (ego ou tarefa). Por outro lado, a perceção do clima motivacional também tem um papel importante na satisfação das necessidades psicológicas básicas, que assumem um papel determinante na regulação da motivação. Assim sendo, com o objetivo de avaliar a perceção do clima motivacional dos alunos nas aulas de Educação Física, em Portugal, surge a necessidade de traduzir e validar para a versão Portuguesa o questionário Learning and Performance Orientations in Physical Education Classes Questionnaire (LAPOPECQ) numa amostra de estudantes portugueses do ensino básico português. Participaram no estudo 400 alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico, divididos em 2 subestudos de modo a entender a perceção do clima motivacional induzido pelos alunos (n=200) com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos (M=13.36;SD=1.68) e pelos professores (n=200) com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos (M=13.22;SD=1.62). Em ambos os subestudos, os alunos eram de escolas públicas e tinham diferentes níveis de envolvimento com a prática de atividade física e desporto fora da escola. Os resultados obtidos demonstraram que a versão portuguesa do LAPOPECQ apresenta uma estrutura fatorial igual à da versão original, com índices bastante aceitáveis de validade e de fiabilidade. Desta forma, poderá ser utilizada com um elevado grau de confiança para avaliar a Perceção do Clima Motivacional (induzido pelos professores e/ou pelos alunos) nas aulas de Educação Física.