Mestrados da ESES
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESES by Author "Abreu, Cátia Raquel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A leitura e a escrita segundo os princípios do modelo do Movimento da Escola Moderna e do modelo João de DeusPublication . Abreu, Cátia Raquel; Cardona, Maria JoãoO presente relatório reflete as etapas do caminho percorrido ao longo de três semestres, no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas possibilitaram momentos de aprendizagem e foram a base para o desenvolvimento da pesquisa que escolhi realizar. Esta pesquisa é apresentada numa outra parte do relatório e incidiu no estudo sobre os princípios do modelo do Movimento da Escola Moderna e do modelo João de Deus. Para além da pesquisa aprofundada sobre o tema, foram realizadas entrevistas, a 12 profissionais de educação. 3 educadoras e 3 professores que praticam o Movimento da Escola Moderna e 3 educadoras e 3 professoras dos Jardins-Escolas João de Deus. Os resultados obtidos sugerem que os modelos estudados têm subjacente princípios orientadores diferenciados. São ambos modelos eficazes, de acordo com o que dizem o/as docentes participantes, mas que se regem por pontos de partida diferentes para chegar à mesma finalidade: ensinar a criança a aprender a ler e a escrever.