Repository logo
 
Publication

A construção de exposições sobre controvérsias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alunos

dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.contributor.authorTinoca, Luís
dc.contributor.authorBaptista, Mónica
dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.date.accessioned2022-08-06T15:00:24Z
dc.date.available2022-08-06T15:00:24Z
dc.date.issued2022-06
dc.description.abstractO Projeto IRRESISTIBLE teve como objetivo envolver professores, alunos e membros da comunidade na discussão sobre Investigação e Inovação Responsáveis (IIR), promovendo a construção de conhecimento sobre tópicos de investigação de ponta (e controversos) (Controvérsias Sociocientíficas - CSC) e a discussão sobre os critérios que os processos de investigação/inovação devem respeitar para serem considerados responsáveis. Este artigo apresenta resultados sobre o potencial educacional das exposições IRRESISTIBLE construídas pelos alunos sobre CSC e as suas dimensões de IIR. As exposições foram construídas pelos alunos em diferentes contextos - escolas, universidades, museus e locais públicos - e foram assumidas como uma estratégia de ativismo através da qual os alunos informaram a comunidade sobre a CSC que haviam investigado e desencadearam discussão sobre as condições necessárias para garantir práticas de IIR nessas áreas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com alunos participantes de 10 países. Os resultados gerais indicam que os alunos melhoraram as suas perceções sobre as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados com ciência, tecnologia e sociedade. Esta atividade reforçou a perceção dos alunos de que nas aulas de ciências eles desenvolvem projetos socialmente relevantes e aprendem como influenciar as decisões de outros cidadãos sobre questões sociais relacionadas com ciência, tecnologia e ambiente, com o objetivo de garantir um futuro mais sustentável.pt_PT
dc.description.abstractThe IRRESISTIBLE Project had the aim of involving teachers, students, and the public in the discussion on Responsible Research and Innovation (RRI), promoting both the construction of knowledge about cutting-edge (and controversial) research topics (Socioscientific Issues - SSI) and discussion about the criteria that research/innovation processes should respect to be considered as responsible. This article presents results on the educational potential of IRRESISTIBLE’s student curated exhibitions about SSI and their RRI dimensions. Student-curated exhibitions took place in different contexts - schools, universities, museums, and public places—and were assumed as an activism strategy through which students informed the community about the SSI they had researched, and triggered discussion about the necessary conditions to ensure RRI practices in those areas. Data were collected through interviews with participating students from 10 countries. Overall results indicate that students improved their perceptions regarding their competences in developing exhibitions as a way of creating awareness about topics relating to science, technology, and society. This activity reinforced students’ perceptions that in science classes they develop socially relevant projects and learn how to influence other citizens’ decisions about social issues related to science, technology, and the environment, with the aim of ensuring a more sustainable future.pt_PT
dc.description.abstractEl Proyecto IRRESISTIBLE tuvo como objetivo involucrar a docentes, estudiantes y elementos de la comunidad en la discusión sobre Investigación e Innovación Responsables (IIR), promoviendo la construcción de conocimiento sobre temas de investigación de punta (y controvertidos) (Controvérsias Sociocientíficas - CSC) y la discusión sobre los criterios que deben respetar los procesos de investigación/innovación para que puedan ser considerados responsables. Este artículo presenta resultados sobre el potencial educativo de las exposiciones IRRESISTIBLE construidas por alumnos sobre CSC y sus dimensiones de IIR. Las exposiciones fueron desarrolladas por alumnos en diferentes contextos (escuelas, universidades, museos y lugares públicos) y se asumieron como una estrategia de activismo a través de la cual los alumnos informaron a la comunidad sobre la CSC que habían investigado y desencadenaron discusión sobre las condiciones necesarias para garantizar prácticas de IIR en esas áreas. Los datos se recopilaron a través de entrevistas realizadas a alumnos participantes de 10 países. Los resultados globales indican que los alumnos mejoraron sus percepciones sobre sus competencias en el desarrollo de exposiciones como una forma de crear conciencia sobre temas relacionados con la ciencia, la tecnología y la sociedad. Esta actividad reforzó la percepción de los alumnos de que en las clases de ciencias desarrollan proyectos socialmente relevantes y aprenden a influir en las decisiones de otros ciudadanos sobre cuestiones sociales relacionadas con la ciencia, la tecnología y el ambiente, con el objetivo de asegurar un futuro más sostenible.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationReis,P.; Tinoca, L.; Baptista, M. & Linhares. E. (2022). A construção de exposições sobre controvérsias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alunos. Impacto, 1,1-22. 10.12957/impacto.2022.63823pt_PT
dc.identifier.doi10.12957/impacto.2022.63823pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4047
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/68624/42622pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectquestões sociocientíficaspt_PT
dc.subjectexposições construídas pelos alunospt_PT
dc.subjectativismo juvenilpt_PT
dc.subjectcidadania ativapt_PT
dc.subjectdesenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectsocioscientific issuespt_PT
dc.subjectstudent-curated exhibitionspt_PT
dc.subjectyouth activismpt_PT
dc.subjectactive citizenshippt_PT
dc.subjectsustainable developmentpt_PT
dc.subjectcontroversias sociocientíficaspt_PT
dc.subjectexposiciones desarrolladas por alumnospt_PT
dc.subjectactivismo juvenilpt_PT
dc.subjectciudadanía activapt_PT
dc.subjectdesarrollo sosteniblept_PT
dc.titleA construção de exposições sobre controvérsias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alunospt_PT
dc.title.alternativeThe curation of exhibitions on socioscientific issues: educational potentialities identified by studentspt_PT
dc.title.alternativeLa construcción de exposiciones sobre controversias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alumnospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiropt_PT
oaire.citation.endPage22pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleImpacto: revista de pesquisa de ensino das ciênciaspt_PT
oaire.citation.volumee63823pt_PT
person.familyNameLinhares
person.givenNameElisabete
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
artigo_IRRESISTIBLE_PReis et al_2022.pdf
Size:
587.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: