Publication
A construção de exposições sobre controvérsias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alunos
dc.contributor.author | Reis, Pedro | |
dc.contributor.author | Tinoca, Luís | |
dc.contributor.author | Baptista, Mónica | |
dc.contributor.author | Linhares, Elisabete | |
dc.date.accessioned | 2022-08-06T15:00:24Z | |
dc.date.available | 2022-08-06T15:00:24Z | |
dc.date.issued | 2022-06 | |
dc.description.abstract | O Projeto IRRESISTIBLE teve como objetivo envolver professores, alunos e membros da comunidade na discussão sobre Investigação e Inovação Responsáveis (IIR), promovendo a construção de conhecimento sobre tópicos de investigação de ponta (e controversos) (Controvérsias Sociocientíficas - CSC) e a discussão sobre os critérios que os processos de investigação/inovação devem respeitar para serem considerados responsáveis. Este artigo apresenta resultados sobre o potencial educacional das exposições IRRESISTIBLE construídas pelos alunos sobre CSC e as suas dimensões de IIR. As exposições foram construídas pelos alunos em diferentes contextos - escolas, universidades, museus e locais públicos - e foram assumidas como uma estratégia de ativismo através da qual os alunos informaram a comunidade sobre a CSC que haviam investigado e desencadearam discussão sobre as condições necessárias para garantir práticas de IIR nessas áreas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com alunos participantes de 10 países. Os resultados gerais indicam que os alunos melhoraram as suas perceções sobre as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados com ciência, tecnologia e sociedade. Esta atividade reforçou a perceção dos alunos de que nas aulas de ciências eles desenvolvem projetos socialmente relevantes e aprendem como influenciar as decisões de outros cidadãos sobre questões sociais relacionadas com ciência, tecnologia e ambiente, com o objetivo de garantir um futuro mais sustentável. | pt_PT |
dc.description.abstract | The IRRESISTIBLE Project had the aim of involving teachers, students, and the public in the discussion on Responsible Research and Innovation (RRI), promoting both the construction of knowledge about cutting-edge (and controversial) research topics (Socioscientific Issues - SSI) and discussion about the criteria that research/innovation processes should respect to be considered as responsible. This article presents results on the educational potential of IRRESISTIBLE’s student curated exhibitions about SSI and their RRI dimensions. Student-curated exhibitions took place in different contexts - schools, universities, museums, and public places—and were assumed as an activism strategy through which students informed the community about the SSI they had researched, and triggered discussion about the necessary conditions to ensure RRI practices in those areas. Data were collected through interviews with participating students from 10 countries. Overall results indicate that students improved their perceptions regarding their competences in developing exhibitions as a way of creating awareness about topics relating to science, technology, and society. This activity reinforced students’ perceptions that in science classes they develop socially relevant projects and learn how to influence other citizens’ decisions about social issues related to science, technology, and the environment, with the aim of ensuring a more sustainable future. | pt_PT |
dc.description.abstract | El Proyecto IRRESISTIBLE tuvo como objetivo involucrar a docentes, estudiantes y elementos de la comunidad en la discusión sobre Investigación e Innovación Responsables (IIR), promoviendo la construcción de conocimiento sobre temas de investigación de punta (y controvertidos) (Controvérsias Sociocientíficas - CSC) y la discusión sobre los criterios que deben respetar los procesos de investigación/innovación para que puedan ser considerados responsables. Este artículo presenta resultados sobre el potencial educativo de las exposiciones IRRESISTIBLE construidas por alumnos sobre CSC y sus dimensiones de IIR. Las exposiciones fueron desarrolladas por alumnos en diferentes contextos (escuelas, universidades, museos y lugares públicos) y se asumieron como una estrategia de activismo a través de la cual los alumnos informaron a la comunidad sobre la CSC que habían investigado y desencadenaron discusión sobre las condiciones necesarias para garantizar prácticas de IIR en esas áreas. Los datos se recopilaron a través de entrevistas realizadas a alumnos participantes de 10 países. Los resultados globales indican que los alumnos mejoraron sus percepciones sobre sus competencias en el desarrollo de exposiciones como una forma de crear conciencia sobre temas relacionados con la ciencia, la tecnología y la sociedad. Esta actividad reforzó la percepción de los alumnos de que en las clases de ciencias desarrollan proyectos socialmente relevantes y aprenden a influir en las decisiones de otros ciudadanos sobre cuestiones sociales relacionadas con la ciencia, la tecnología y el ambiente, con el objetivo de asegurar un futuro más sostenible. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Reis,P.; Tinoca, L.; Baptista, M. & Linhares. E. (2022). A construção de exposições sobre controvérsias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alunos. Impacto, 1,1-22. 10.12957/impacto.2022.63823 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.12957/impacto.2022.63823 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4047 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/68624/42622 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | questões sociocientíficas | pt_PT |
dc.subject | exposições construídas pelos alunos | pt_PT |
dc.subject | ativismo juvenil | pt_PT |
dc.subject | cidadania ativa | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento sustentável | pt_PT |
dc.subject | socioscientific issues | pt_PT |
dc.subject | student-curated exhibitions | pt_PT |
dc.subject | youth activism | pt_PT |
dc.subject | active citizenship | pt_PT |
dc.subject | sustainable development | pt_PT |
dc.subject | controversias sociocientíficas | pt_PT |
dc.subject | exposiciones desarrolladas por alumnos | pt_PT |
dc.subject | activismo juvenil | pt_PT |
dc.subject | ciudadanía activa | pt_PT |
dc.subject | desarrollo sostenible | pt_PT |
dc.title | A construção de exposições sobre controvérsias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alunos | pt_PT |
dc.title.alternative | The curation of exhibitions on socioscientific issues: educational potentialities identified by students | pt_PT |
dc.title.alternative | La construcción de exposiciones sobre controversias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alumnos | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Rio de Janeiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 22 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Impacto: revista de pesquisa de ensino das ciências | pt_PT |
oaire.citation.volume | e63823 | pt_PT |
person.familyName | Linhares | |
person.givenName | Elisabete | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-3FC8-245B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0532-4843 | |
person.identifier.rid | JWA-1916-2024 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57216489457 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a |