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Santos Silva, Perpétua

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  • A importância do português como língua de acolhimento na integração de alunos imigrantes e refugiados no Instituto Federal de Brasília – IFB
    Publication . Hartwig, Fátima; Santos Silva, Perpétua
    As sociedades contemporâneas são marcadas pela diversidade, pela heterogeneidade e complexidade das relações. Atravessadas pela intensidade dos fluxos migratórios, as instituições educativas, enquanto espaços democráticos para o exercício da cidadania, devem atender à multiplicidade de origens geográficas dos seus estudantes e às diferenças sociais, culturais e étnicas que os caraterizam. Assim, a presente pesquisa, enquadrada no domínio da Educação Social, foi realizada no Instituto Federal de Brasília (IFB), considerando os desafios que se colocam às instituições educativas com a chegada de alunos imigrantes e refugiados, cuja integração educacional e social é preciso promover. A pesquisa realizada corresponde a um estudo exploratório, com recurso às metodologias qualitativas através da técnica de entrevistas. Foram entrevistados alunos matriculados em diferentes cursos do IFB, oriundos de diversos países como Nigéria, Peru, Guiné Bissau, Venezuela e Paraguai. Além das entrevistas com os alunos, foram realizadas entrevistas com representantes de instituições públicas e da sociedade civil que já desenvolvem trabalho na integração de imigrantes e refugiados. A partir da análise da informação levantada, identificámos áreas-problema significativas, passíveis de intervenção por parte do Educador Social, nomeadamente no que respeita à aprendizagem da língua e da cultura do país de acolhimento. Esta questão é percebida pelos alunos imigrantes e refugiados entrevistados como de total importância na sua inclusão social e profissional, para a promoção da igualdade de oportunidades e contribuindo para o pleno exercício de cidadania.