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  • Educação e desenvolvimento: do compromisso local à cidadania global
    Publication . Branco, Neusa Cristina Vicente; Uva, Marta; Colaço, Susana
    A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém) tem vindo a desenvolver todo um trabalho com vista à promoção da igualdade de género na educação de infância e na escola. Têm sido desenvolvidas várias ações ao nível da investigação, formação e construção de materiais, perspetivando as questões de género e a educação para a cidadania nas práticas educativas e na formação docente. Mais recentemente, foi identificada a necessidade de alargar o trabalho desen volvido, considerando toda a comunidade educativa – desde os estudantes aos parceiros locais, pelo que foi constituído um grupo de trabalho para refletir e planear ações promotoras de processos da educação para o desenvolvimento, em conformidade com a sua missão e com a importância da conso lidação do compromisso das instituições educativas na concretização de respostas às desigualdades e injustiças sociais a nível local e global. Neste contexto, foi organizado um primeiro Encontro: Educa ção e Desenvolvimento com as seguintes finalidades: (i) Estabelecer um compromisso local no âmbito da educação para o desenvolvimento (com instituições locais e parceiras na missão socioeducativa da ESE-IPSantarém); (ii) Debater conceitos e práticas de educação para o desenvolvimento e para a cidadania; (iii) Divulgar projetos de educação para o desenvolvimento; (iv) Planear novas ações numa dinâmica «local-global-local». O objetivo desta comunicação é apresentar este processo de parceria, nomeadamente as perspetivas de futuro que se vão delineando com a criação de uma rede local, onde se aproximam as instituições do ensino superior, os agrupamentos escolares e várias organizações da so ciedade civil locais, mediante a participação em projetos de investigação e formação. Com a integração deste grupo na 2.ª edição do projeto Sinergias ED no início de 2017, está a ser planeado um conjunto de ações com os membros da Rede de onde se destacam a realização de oficinas para a testagem do referencial criado na 1.ª edição deste projeto. Paralelamente, planeamos atividades conjuntas entre os parceiros, aproximando metodologias da educação formal e não formal no processo de educação para o desenvolvimento. Do trabalho realizado evidencia-se a possibilidade da concretização de projetos diversificados e o impacto que estes terão na melhoria de práticas na formaç