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- A literatura para a infância na promoção de valoresPublication . Vitorino, Joana Margarida Prudêncio; Rodrigues, PatriciaO presente relatório surge no enquadramento da minha prática supervisionada em contexto de creche e jardim de infância, no âmbito do mestrado em educação pré-escolar, sendo que o tema de investigação se intitula “Literatura para a Infância na Promoção de Valores”. Desta forma, o relatório final teve como principal objetivo pesquisar a importância do interveniente de educação na promoção de valores, tendo, ou não, como suporte a Literatura para a Infância. A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, permitiu que, durante a prática, o conhecimento da temática a ser investigada fosse crescendo gradualmente. O relatório está dividido em duas secções, a primeira parte destina-se à descrição dos estágios e das atividades desenvolvidas em cada um. A segunda parte refere-se ao trabalho de investigação realizado sobre o tema supramencionado.
- As histórias para crianças como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças do pré-escolarPublication . Abalroado, Maria João Assis; Rodrigues, PatriciaO presente relatório surge como reflexão da minha Prática Supervisionada ao longo dos vários contextos realizados em Creche e Jardim de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O tema de investigação foca-se n’ “As histórias para crianças como recurso para o desenvolvimento de linguagem oral em crianças do Pré-Escolar”, em que se cristaliza a necessidade de abordar a importância das histórias para o desenvolvimento da criança, particularmente a linguagem oral, com o intuito de compreender o perfil do educador neste processo. A metodologia utilizada é de investigação-ação, pois os resultados foram obtidos durante a intervenção. O relatório é apresentado em dois segmentos distintos, num primeiro momento, é realizada a descrição dos estágios realizados, bem como das atividades implementadas. O segundo momento remete para a investigação sobre o tema referido anteriormente, tendo em conta os conceitos fundamentais e autores que abordam o tema; seguidamente, são apresentados os dados recolhidos de acordo com os vários momentos da investigação: i) analisar as preferências das crianças relativamente às histórias; ii) examinar a posição dos educadores face aos livros e, por fim, iii) compreender de que forma as histórias contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral.