Browsing by Author "Silva, Filipa Alexandra Teixeira da"
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- Construindo caminhos para a inclusão: desafios e oportunidades no ensino e formação profissionalPublication . Silva, Filipa Alexandra Teixeira da; Portelada, António; Piscalho, IsabelA educação, no âmbito das Ciências da Educação - Administração Educacional, visa a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso académicos, a promoção da autonomia e da estabilidade emocional, bem como a igualdade de oportunidades e a participação de todos, com todos e para todos. De acordo com o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que estabelece os princípios orientadores de operacionalização do currículo e da avaliação das aprendizagens, em articulação com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho que regula o regime jurídico da educação inclusiva e procura garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, consagra-se uma abordagem integrada e contínua do percurso escolar, assegurando uma educação de qualidade ao longo da escolaridade obrigatória. O ensino e formação profissional (EFP), regem-se pela aplicabilidade e articulação dos referidos Decretos-Leis. Este estudo pretendeu avaliar os desafios e oportunidades identificados pelos professores/as face às práticas inclusivas no ensino e formação profissional. Desenvolveu-se, na etapa de diagnostico, uma pesquisa exploratória com as características de um estudo de caso, de natureza qualitativo e quantitativo (misto). O estudo contou com a participação de 23 professores/as1 das escolas do ensino e formação profissional da sub-região da Lezíria do Tejo. Como métodos de recolha de dados, foram utilizados um questionário no Google Forms, entrevista semidiretiva e análise documental. Os resultados apontam para a necessidade de investir na formação de professores/as no ensino e formação profissional ao nível da educação inclusiva, na melhoria dos recursos materiais de apoio à comunicação, horas de apoio e acompanhamento aos alunos/as2 insuficientes e escassez de recursos humanos qualificados. Sugerimos, a implementação de um plano interventivo de formação no âmbito da educação inclusiva em contexto para os professores/as.